Zona Azul poderá avançar para mais ruas

0
4216
Comerciantes e Legislativo pedem ampliação do estacionamento rotativo pago, em Gramado. Foto: Falando de viagem/divulgação.


Está em análise no paço municipal, a possibilidade de ampliação da Zona Azul, em Gramado. Alguns moradores e comerciantes estão requerendo a implantação do sistema em trechos e ruas onde não há a cobrança do estacionamento rotativo pago. Em 29 de maio, o presidente da Câmara, vereador Luia Barbacovi (PP) por de pedido de providências também solicitou à Prefeitura a realização de estudo de viabilidade para a implantação do estacionamento rotativo nas imediações da Rótula das Bandeiras.

A justificativa dos pedidos é de que motoristas estacionam seus veículos no início do dia e só retiram os carros no fim da tarde, não deixando vagas para clientes e turistas estacionarem, causando prejuízo aos estabelecimentos comerciais como lojas e restaurantes.

As solicitações foram feitas à Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, mas as demandas estão sendo avaliadas pelo Executivo.

“É importante frisar que sempre antes de qualquer decisão a comunidade sempre será ouvida. E ainda, o assunto em questão também será tratado junto à empresa Rek Parking, concessionária para o estacionamento rotativo em Gramado” comenta o titular da pasta, Luiz Quevedo.

Pedidos de parquímetros em três novos pontos

Segundo Quevedo, as vias onde está sendo solicitado a colocação de parquímetros para estacionar não estão inseridas na área onde a lei municipal aprovada em maio de 2010 pelo parlamento gramadense delimitou a atual Zona Azul.

O Gramado News apurou que existem pleitos para a colocação de parquímetros em pelo menos três pontos do Centro descobertos pela Zona Azul. “Para que sejam instituídos novos locai é necessário que estes sejam estabelecidos através de lei municipal,” explica Quevedo.

Atualmente Zona Azul abrange 17 ruas

Atualmente os parquímetros da Zona Azul estão instalados em 17 ruas da área central de Gramado, abrangendo 1.168 vagas para veículos leves, podendo chegar ao limite de 1.250, quantidade em que há autorização legislativa para ser atingida pela Prefeitura e a Rek Parking.

Em nota ao Gramado News, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Gramado, através da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, informa que no momento não haverá nenhuma alteração no que se refere ao número de vagas do estacionamento rotativo e que consta atualmente com 1.168 vagas destinadas ao estacionamento de veículos leves. “Finalizando, faz-se necessário destacar mais uma vez que a solicitação de ampliação da Zona Azul no município de Gramado não partiu da Prefeitura,” esclarece Quevedo.

Levantamento da Rek Parking revela que em 2016, a empresa repassou aos cofres públicos R$ 424.503,05. De janeiro a junho deste ano, a Zona Azul gerou a administração municipal R$ 177.890,06.