Viver sem Saber realiza ação em Canela para o Setembro Roxo

0
356


O movimento Viver sem Saber, que nasceu do livro homônimo de Mariela Oppitz Sorgetz, realizou em Canela (RS) uma ação dentro do calendário do Setembro Roxo, mês de conscientização mundial do Alzheimer. Na Estação Campos Canela, artistas canelenses abordaram pedestres simulando o comportamento de portadores do Alzheimer, para conscientizar as pessoas sobre a doença. “A orientação da Secretaria de Assistência Social de Canela, para quando se encontra uma pessoa nesta situação, é encaminhar ou contatar a Secretaria.

Desta forma, os profissionais de Assistência Social do município poderão localizar um familiar para restabelecer o contato”, afirma Mariela Oppitz Sorgetz, autora e idealizadora do movimento Viver sem Saber. Segundo Mariela, a ação foi realizada em 21 de setembro, porque a data foi instituída por decreto municipal como o Dia de Conscientização Municipal da Doença Alziheimer.

Mariela lançou o livro “Viver sem Saber – Relatos de amor, dor e humor sobre a doença de Alzheimer”, que conta sua vivência nas várias fases do desenvolvimento da doença de sua mãe. O livro conta uma história real vivida por ela e sua mãe, dona Aninha, portadora da Doença de Alzheimer, nos últimos oito anos. O objetivo da narrativa é promover reflexões, que sensibilizem cada vez mais pessoas em torno da causa.

A sede da Assistência Social, em Canela, fica na Rua Augusto Pestana, nº 455, telefone (54) 3282 5140.