Os vereadores de Gramado estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 6 de dezembro, com o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) para alinhar e estreitar as relações entre os poderes Executivo e Legislativo. O encontro ocorreu durante um café da manhã no Hotel Serra Azul. Entre os assuntos debatidos estavam o Hospital Arcanjo São Miguel, a saúde em geral, a eleição dos diretores de escolas municipais, o fechamento das escolas de educação infantil e as indicações onde R$ 710 mil economizados pelo Legislativo em 2017 deverão ser investidos.
“Esse repasse ao Executivo foi acordado já no início de 2017 com o prefeito, oportunidade em que conversamos e selamos um acordo de que a sobra dos recursos do Legislativo poderiam ser direcionadas pelos vereadores à áreas sugeridas pelo prefeito. Então ele sugeriu algumas áreas como saúde, educação, segurança, esporte, assistência social, e então nós relacionamos as entidades ou ações a serem executadas com o valor”, destacou o presidente do parlamento gramadense, Luia Barbacovi (PP). “Ainda destaco que a partir de 2018 essas emendas já estarão previstas no orçamento, de forma impositiva, ou seja, cada vereador já sugeriu na Lei Orçamentária para onde deseja destinar os R$ 150 mil aos quais tem direito, obviamente respeitando o índice de 50% constitucional, na saúde”, acrescenta Luia.
Ele não pode participar da reunião com Fedoca devido viagem à Brasília. Participaram do encontro Celso Fioreze (PSDB), Everton Michaelsen (PMDB), Professor Daniel (PT), Rafael Ronsoni (PP), Renan Sartori (PMDB), Rosi Ecker Schmitt (PP) e Volnei da Saúde (PP).
As sugestões dos vereadores são as seguintes:
Secretaria da Saúde
MOCOVI 100.000,
CREHR
Secretaria de Esporte 20.000,
Santíssima Trindade
Secretaria de Cultura
Lar Maria de Nazaré
Escola de Pais
Liga Feminina
Conselho Tutelar
PAMA
Vale a Pena Viver