Vacinação em Nova Petrópolis tem adesão de 81,9% da população

0
340


A vacinação contra a Covid-19 registra adesão de 81,9% nas faixas etárias já contempladas fora dos grupos prioritários. Os dados são referentes à população dos 45 aos 59 anos e foram computados na quinta-feira, 8 de julho. Nova Petrópolis possui 4.578 moradores na faixa etária dos 45 aos 59 anos, dos quais 3.752 já receberam a primeira dose da vacina.

A secretária-adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, destaca a importância dos bons índices de adesão para a saúde coletiva da população de Nova Petrópolis. “A pandemia só vai ser controlada quando uma faixa significativa da população estiver vacinada. E se continuarmos com uma adesão acima de 80% nas demais faixas etárias, certamente teremos êxito”, afirma.

Ainda de acordo com a secretária adjunta, a alta adesão tem como consequência o avanço mais lento para as faixas etárias seguintes. “Temos o exemplo da população de 42 anos ou mais, que começa a ser vacinada hoje em Nova Petrópolis. Se poucas pessoas dessas idades procurarem a vacina, logo avançaremos para idades mais baixas. Mas isso não é o ideal quando pensamos na imunização coletiva”.

Conforme o vacinômetro da Prefeitura de Nova Petrópolis, até a sexta-feira, 9 de julho, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 havia sido oferecida a 49,99% da população total do Município. São 10.165 pessoas que receberam a primeira dose das marcas Coronavac/Butantan, Oxford/Astrazeneca e Pfizer e 601 pessoas que receberam a dose única da vacina da Janssen. 

A sequência da vacinação nesta segunda-feira, 12 de julho, faz com que seja alcançada a marca de 50% da população vacinada com a primeira dose ou dose única.