V Mostra Ambiental de Gramado é marcada por pesquisa e criatividade

0
2680
Os alunos envolvidos farão um passeio ao Parque eólico, na cidade de Osório. Foto: Carlos Borges


Na última terça-feira, na Rua Coberta, aconteceu o V Mostra Ambiental de Gramado. O evento serviu como um painel de boas ideias de uma juventude engajada nas causas ambientais. Nos 25 trabalhos expostos, os estudantes deram uma aula sobre estudos ligados à ciência e inovação, visando o desenvolvimento sustentável do município.

Biodiversidade, produção de lixo dentro das escolas e do município, consciência ecológica, incentivo às energias renováveis e o estudo de reações químicas foram alguns dos temas abordados. As escolas Dr. Carlos Nelz (CAIC) e Maximiliano Hahn foram as vencedoras da Mostra. Os alunos envolvidos farão um passeio ao Parque Eólico, na cidade de Osório.

Pensar o futuro de Gramado na perspectiva do desenvolvimento sustentável é um dos pilares da atual administração municipal que vem, ao longo do ano, desenvolvendo ações que integram o projeto “Gramado Sustentável”. O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) salientou a satisfação em prestigiar a mostra. “É um orgulho ver tantos jovens conscientes da importância que o meio ambiente configura na nossa realidade. Tenho certeza que os frutos de ações como esta logo virão”, parabenizou o prefeito.

Quem avaliou os trabalhos 

Durante todo o dia, a comissão avaliadora, composta pela secretária da Educação, Gilça Silva, secretaria do Meio Ambiente, Rosaura Heurich, presidente do Conselho Municipal de Educação, Marina Bazzei, e o patrono da V Mostra Ambiental, Márcio Potratz, analisou cada um dos trabalhos.

Potratz, que é coordenador de produção do Horto Municipal, contou com entusiasmo o apoio para ações como essa. “Fico muito alegre sendo patrono da 5ª Mostra Ambiental. É importante que atividades como esta sejam valorizadas dentro do município, gerando reflexões sobre o meio ambiente”, ressaltou.

Na produção desses projetos de pesquisa, os alunos tiveram o auxílio dos professores de Biologia, além de outros mestres de diferentes áreas do conhecimento. “Gostaria de parabenizar os professores pela dedicação com esse projeto e com os alunos, essas iniciativas nos levam a olhar a educação em conexão com o futuro”, comentou a Secretaria da Educação, Gilça do Santos.

Confira os trabalhos vencedores:

1º Lugar – Dr. Carlos Nelz (CAIC)

Título do trabalho: Borboletas (Lepidoptera: Nymphalidae, Papilionidae e Pieridae) da região da Furna, de Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil
Professores orientadores: Mayara da Rosa Sagrilo (Ciências) e Toni Pimentel (Português)
Alunos: Caroline Schroeder Tomazi, Larissa da Silva Trein, Luís Gustavo de Moraes, Rafael Narciso, Yasmin Chagas da Silva, Walquiria Marschner, Julya Gabriela Machado, Darciele Barbosa, Vitória Toniello e Ana Carolina de Moura.

2º Lugar – Maximiliano Hahn

Título do trabalho: Avaliação da qualidade dos mananciais do Bairro Carniel – Gramado
Professores orientadores: Erivelton Tomazzoni Gonçalves (Ciências) e Thayse Ludwig Martins (Arte).
Alunos: Amanda Licks, Gabriela Jahn, Jairo Cardoso e Vitória Telch.

3º Lugar – Dr. Carlos Nelz (CAIC)

Título do trabalho: Biodiversidade da Flora Medicinal e seus benefícios
Professores orientadores: Fernanda Blauth de Lima (Ciências) e Vinicius Baraldi (Português)
Alunos: Angelo Benetti, Isadora Stahl, Luiza Cavichion, Marcos Vinícius Manea, Paulo Rodrigo dos Santos e Tainá de Moura.

Alunos vencedores dos 1° e 3° lugares da Escola CAIC. Foto: Carlos Borges.

Alunos da Escola Maximiliano Hahn ganharão o prêmio de 2° lugar na amostra. Foto: Carlos Borges/ Prefeitura de Gramado.