V Gramado In Concert conta com programação intensa

8
1272
Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ronsoni, o prefeito Fedoca Bertolucci, secretário Allan John Lino e o coordenador artístico, Leandro Serafim. Foto: Divulgação


O V Gramado in Concert – Festival Internacional de Música acontece de 1º a 9 de fevereiro, oferecendo uma intensa programação com o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas com artistas nacionais e internacionais.

O evento vai reunir cerca de 300 alunos do Brasil e de países como Uruguai, Argentina, Costa Rica e Chile em meio a atrações como concursos de composição erudita e de jovens solistas, grupos de câmara do Brasil e Peru, além da participação da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Orquestra de Cordas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Estão confirmadas, também, a vinda de professores de países como a Hungria, França, Alemanha, Argentina, Chile e Coreia do Sul.

As quatro primeiras edições do Gramado in Concert foram realizadas pela Secretaria de Turismo de Gramado e agora, pela primeira vez, através da Secretaria de Cultura de Gramado.

O secretário Allan John Lino, criador da Orquestra Sinfônica de Gramado e diretor geral do festival nas quatro primeiras edições, destaca a concepção pedagógica do evento. “Trata-se de uma atividade cultural do município que oportuniza a qualificação musical”, enfatiza.

Vale lembrar que, também pelo quinto ano consecutivo, a direção artística está a cargo do Maestro Linus Lerner e a coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim.

No lançamento do evento, ocorrido nesta terça-feira (22) no Serrazul Hotel, o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, destacou a importância de Cultura e Turismo andarem juntas. Lembrou, ainda, que o evento tem proporcionado o crescimento de músicos que hoje atuam junto a grandes orquestras mundiais, citando o caso do gramadense Leandro Libardi Serafim, que hoje faz doutorado no Canadá.

O evento vai proporcionar oficinas dos mais variados instrumentos e práticas orquestrais. Ao todo, são 300 vagas para alunos de música brasileiros e internacionais que participarão de 19 modalidades de oficinas e cinco práticas de grupo.

A equipe conta com 29 professores e três pianistas acompanhadores de renome nacional e internacional, como solistas, músicos de grandes orquestras e professores universitários.

O Gramado in Concert promove ainda, pela quarta vez consecutiva, o Concurso de Composição Erudita no intuito de incentivar a composição de novas obras sinfônicas e já selecionou a obra vencedora que será devidamente apresentada ao longo da programação.

Destaque também para o II Concurso Jovens Solistas, que selecionou 15 talentos inscritos e irá premiar os três melhores. E nesta quinta edição, pela segunda vez, o evento lançou edital e selecionou três Grupos de Câmara Residentes.

No total serão oferecidas 12 bolsas integrais que serão divididas entre dois ou três grupos de câmara brasileiros ou internacionais inscritos e selecionados. Durante o evento estes grupos farão recitais, participarão de coachs de música de câmara, de oficinas de instrumento e das práticas de orquestra, recebendo sem custos a inscrição no evento, a hospedagem e toda a alimentação durante os nove dias de evento.

A Secretaria da Cultura espera a participação de cerca de 100 mil pessoas, entre gramadenses e visitantes, nas mais de 40 atividades ao longo dos nove dias do evento. Cabe destacar que a programação é totalmente gratuita e estará disponível em breve no site gramadoinconcert.com.br

Confira a programação:

8 COMENTÁRIOS

  1. What i do not realize is in truth how you’re now not actually much
    more smartly-liked than you might be right now. You are so intelligent.
    You know thus significantly in the case of this matter, made me in my view believe it from a lot of various
    angles. Its like women and men don’t seem to be fascinated
    unless it is something to accomplish with Woman gaga! Your own stuffs nice.
    At all times take care of it up!

  2. Excellent post. Keep writing such kind of info on your page.
    Im really impressed by your blog.
    Hey there, You’ve performed a great job. I will certainly digg it and
    in my view recommend to my friends. I am confident they
    will be benefited from this website.

  3. Greetings! This is my first visit to your blog!
    We are a team of volunteers and starting a new project in a community
    in the same niche. Your blog provided us useful information to work on. You
    have done a marvellous job!

Comments are closed.