Ulbra capacita profissionais do Hospital de Caridade de Canela

0
586
As capacitações ocorreram com grupos de um enfermeiro e três acadêmicos. Foto: Divulgação.


Profissionais do Hospital de Caridade de Canela participaram de uma qualificação ocorrida entre sexta-feira e domingo (25), coordenada pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Urgência e Emergência (Leurge), do campus de Gravataí da Ulbra. Doze acadêmicos, dois enfermeiros e um professor revisaram manobras básicas de RCP (reanimação cardiopulmonar) e trabalharam atendimentos feitos pela manobra de Heimlich (técnica de primeiros-socorros utilizada em casos de asfixia).

“Tivemos uma grata surpresa ao verificar que os demais profissionais da casa pediram para participar da capacitação. O grupo prontamente ensinou e atuou com funcionários da telefonia, recepção, higienização, lavanderia e cozinha”, diz a enfermeira Adriana Roloff, da equipe de intervenção do HCC.

As capacitações ocorreram com grupos de um enfermeiro e três acadêmicos, com os trabalhos iniciando-se na noite de sexta-feira (23). No dia seguinte, a qualificação se estendeu da manhã à noite para finalmente, no domingo, ocorrer o fechamento das atividades com avaliação geral.

Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa teve resultados positivos, pois os participantes ainda sugeriram temas para futuras etapas qualificadoras. “Além de trabalhar técnicas importantes para o dia a dia dos profissionais, que vão impactar no atendimento aos pacientes, a atividade foi um incentivo para vincular os colaboradores às demandas do hospital, para mostrar como eles são importantes para o funcionamento da casa”, diz o interventor e secretário municipal de Saúde Vilmar Santos.

Além da Secretaria de Saúde, que fez o transporte da equipe da Ulbra, a qualificação contou com apoio da ACM, no oferecimento do Rincão do Coelho para hospedagem. Já o HCC teve ajuda da Abasc e da pizzaria The Petit para o fornecimento de refeições ao pessoal. No final do curso, no domingo, os alunos doaram alimentos para um passeio oferecido no Parque Terra Mágica Florybal.