UCS Hortênsias é responsável por programa sobre o patrimônio de Canela

0
320
Professor Delcio coordena o programa e lançará livro em Gramado. Foto: Divulgação.

A UCS Hortênsias é a responsável por um programa educacional permanente de conscientização sobre a importância do patrimônio cultural, histórico e paisagístico de Canela. É uma proposta cuja construção começou em dezembro do ano passando. “Fizemos um alinhamento e reunimos uma equipe de pesquisadores”, explica o doutor Delcio Agliardi, professor e coordenador dos trabalhos pela Universidade.

Os profissionais da UCS comprometidos com o trabalho são das áreas de História, Arte e Cultura, Educação, Geografia, além de dois fotógrafos para fazer um apanhado de imagens relacionadas a aspectos histórico-culturais. A tarefa envolve pesquisa documental, entrevistas e saídas de campo, e é supervisionado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Natural e Paisagístico de Canela.

Quanto ao levantamento de dados, tudo deverá ser concluído em agosto deste ano. O programa ainda prevê realização de um seminário para apresentar os resultados e a publicação de um livro e de uma cartilha direcionada para estudantes das redes pública e privada, a fim de fortalecer práticas educativas, com guia de trabalho para as salas de aula. O seminário, aliás, será direcionado a professores, profissionais de outras áreas afins e agentes educativos não formais sobre do patrimônio cultural, histórico e paisagístico do município.

Uma das propostas do programa é instituir em lei o Dia Municipal do Patrimônio Cultural, Histórico e Paisagístico, como forma de conscientizar toda a comunidade sobre a necessidade da preservação, promoção e defesa do patrimônio cultural, histórico e paisagístico de Canela.

“Está sendo uma experiência muito gratificante. Estamos olhando para o município, que tem uma enorme potencialidade em tantas áreas e tantas coisas”, diz o professor Delcio. Ele cita, por exemplo, o fato de haver muitos museus temáticos e nenhum a respeito da memória.

COORDENADOR DO PROGRAMA LANÇA LIVRO INFANTIL

O professor Delcio Agliardi, coordenador do programa sobre a importância do patrimônio cultural, histórico e paisagístico de Canela, lançará o livro infantil A caixa dourada (Chiado Books, 2019) no dia 23 deste mês, às 16 horas, na 23ª Feira do Livro de Gramado. Com foco em leitores iniciantes, a obra traz a história de Antônia, uma menina curiosa e atenta com o inusitado: bilhetes escritos pelo desconhecido Poquelin. 

Delcio Agliardi é professor, escritor e gosta de inventar histórias para crianças. É autor de Rotas do Imaginário, A Coruja de Pernas Tortas, Duetto Poético (em parceria com Raquel de Marco) e tem diversas participações em antologias poéticas e projetos literários. Acredita na força da palavra e no poder da imaginação.

Em breve, o professor e coordenador do curso de Direito da UCS Hortênsias, Guilherme Drago, lançará seu primeiro livro em Canela. A obra tratará sobre Direito Constitucional.