UAB planeja atividades de pesquisa e extensão sobre o desenvolvimento rural

0
982
O grupo se reuniu no Polo da UAB e seguiu para saída de campo. Foto: Divulgação.


O diagnóstico do desenvolvimento rural da cidade, a ameaça dos loteamentos clandestinos, a Feira do Produtor e a agricultura orgânica foram assuntos de um encontro entre representantes do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado, Secretaria da Agricultura e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na última sexta-feira (17).

O objetivo é planejar atividades de extensão e de pesquisa em projetos de desenvolvimento rural, envolvendo acadêmicos do Curso PLAGEDER, ofertado no Polo. A iniciativa será liderada em uma parceria entre UAB/Gramado, UFRGS e Secretaria da Agricultura.

As propostas foram debatidas entre a Secretária da Educação, Gilça Silva, a coordenadora do Polo, professora Dra. Maria Gorete Rodrigues da Silva, a coordenadora do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) – UFRGS, professora Dra. Rumi Kubo, a doutoranda em Desenvolvimento Rural, Tamara Bubanz, o Secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, e a coordenadora das agroindústrias, Elisa Schreiner.

“A possibilidade de aliar a agricultura com a educação, faz com que a agricultura familiar passe a ser valorizada tanto na merenda escolar, quanto no desenvolvimento da comunidade onde as escolas estão inseridas, proporcionando também vivências dentro destas comunidades”, comenta a Secretária da Educação, Gilça Silva.

Após a reunião, o grupo seguiu para uma saída de campo ao interior de Gramado, guiada pelo Secretário Alexandre. “A ideia da visita era apresentar a área rural do município. Optamos por localidades focadas no agroturismo e onde a demanda da agricultura familiar é maior, como é o caso da Linha Bonita e Linha Nova”, explicou o Secretário.

O roteiro encerrou na Praça das Etnias, onde as representantes da UFRGS conheceram a Casa do Colono e a Associação dos Fornos, dois locais que comercializam produtos dos agricultores Gramadenses.

Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER)

O Bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), ofertado pela UFRGS, é uma das graduações disponíveis no Polo Véra Grin em Gramado. Apesar de ser a distância, a grade curricular prevê a realização de diversas atividades presenciais. Os egressos do curso poderão atuar em diversas áreas: avaliação, gestão e planejamento de unidades de produção agrícola; elaboração, planejamento e execução de projetos agroindustriais de pequeno e médio porte; assessoramento às coletividades públicas e privadas na concepção, acompanhamento e execução de políticas públicas em nível local e regional.