UAB Gramado ganha Conselho normativo e deliberativo

0
1079
Reverenciando a memória da professora Véra Grin (1944-2008), que deu nome ao Polo, a irmã de Véra, Leda Sartori, 76 anos, foi homenageada durante a celebração e subiu ao palco com o marido, Adelmo Sartori. Foto: Carlos Borges.


Ao encerrar as comemorações do seu primeiro ano de existência, o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado ganha um conselho normativo e deliberativo. O anúncio foi feito nesta quarta (15), durante uma celebração de aniversário na sede do Polo que envolveu autoridades, alunos, professores da rede municipal e representantes das universidades e instituições parceiras.

O Conselho do Polo de Apoio Presencial UAB/Gramado, instituído pelo Decreto Municipal 120/2018, terá a finalidade de acompanhar a implementação e execução das atividades do Polo, assegurando seu pleno funcionamento, os benefícios educacionais à sociedade e a qualidade do ensino. “Completamos um ano, mas são muitas as nossas realizações, as nossas iniciativas. A criação do Conselho é um passo importante. Queremos nos fortalecer como um espaço acadêmico de ensino, pesquisa e extensão, um lugar cheio de vida, onde há produção e socialização do conhecimento”, destacou a coordenadora do Polo, Maria Gorete Rodrigues da Silva.

Em seu pronunciamento, a Secretária da Educação, Gilça Silva, frisou a união e o trabalho em conjunto da administração municipal para a implantação da Universidade. “É um grande orgulho ver que esse polo é uma realidade, um trabalho de muitas mãos, de muita vontade de todos. Esta administração está deixando uma marca real, construída com pessoas. Abrimos portas para o futuro”, afirmou.

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi garantido pela Prefeitura em fevereiro de 2017, em Brasília, pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, e inaugurado em 15 de agosto do mesmo ano. “Esse sonho se realizou mais rápido do que imaginávamos, nos seis primeiros meses de governo, o que surpreendeu o próprio Ministério da Educação. Foram vocês que nos impulsionaram a tornar essa universidade real. Nós vamos formar nossas crianças até o fim – da educação infantil até a universidade”, enfatizou o Prefeito.

Reverenciando a memória da professora Véra Grin (1944-2008), que deu nome ao Polo, a irmã de Véra, Leda Sartori, 76 anos, foi homenageada durante a celebração e subiu ao palco com o marido, Adelmo Sartori, 76. “É muito gratificante participar desse momento. Nunca imaginei que Gramado teria uma universidade, ainda mais com o nome da minha irmã. É um grande reconhecimento”, comentou Leda, emocionada. A cerimônia teve a abertura do coral Bocalis, que fez uma apresentação especial sobre a história de Gramado, incluindo no repertório “Merica, Merica”, “Singing in the rain” e “Querência Amada”.

Um ano de Polo UAB Gramado

Desde o dia 8 de agosto, o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Véra Grin de Gramado sediou diversas atividades em comemoração ao seu aniversário de um ano. Implantado em 15 de agosto de 2017 e mantido pela Prefeitura Municipal, o polo oferta, no total, nove cursos à comunidade. Os cursos de graduação em andamento são: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS), Sistemas para Internet (IFSul) e Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM). Além das graduações, a UAB oferta a Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM), e Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS), que já encerrou.

Integrantes do Conselho do Polo da UAB/Gramado

I. Coordenador do Polo

Titular: Prof.ª Dr.ª Maria Gorete Rodrigues da Silva

Suplente: a definir

II. Representante da Equipe do Polo

Titular: Kátia Opptiz

Suplente: Pedro Lazaretti

III. Representante das instituições de Ensino Superior

Titular: Rafael Camargo Ferraz – UNIPAMPA

Suplente: Reisoli Vender Filho – UFSM

IV. Representante dos tutores presenciais

Titular: Sabrina da Luz – tutora do Curso de Pedagogia – UNIPAMPA

Suplente: Amanda Elizalde Martins – tutora do curso de Geografia- UNIPAMPA

V. Representante da sociedade civil indicado pelo Conselho Municipal de Educação

Titular: Queli Mewius Boch – Representante da Organização dos Advogados do Brasil – OAB

Suplente: Marina Bazei – presidente do Conselho Municipal de Educação

VI. Dois representantes dos discentes matriculados no Polo

Titular: Mariângela Frazen Kaiser – Curso de Sociologia da UFSM

Suplente: Robson Souza Santos – Curso de Geografia – UNIPAMPA

Titular: Pedro Cavalli – Curso Plageder – UFRGS

Suplente: Lisiane Arend – Curso de Letras da UFSM

VII. Dois representantes do mantenedor do Polo

Gilça dos Santos Silva – Secretaria da Educação

Suplente: Josiane Vasconcelos Machado – Secretaria de Educação

Titular: Alexandre Meneguzzo – Secretaria da Agricultura

Suplente: Sandra Teresa Marcadenti – Secretaria da Agricultura