UAB Gramado busca novos cursos

0
1515
Reunião entre gestores da UAB Gramado e UFPEL. Foto: Divulgação.


Com sete cursos superiores, um de aperfeiçoamento e um de pós-graduação, a administração municipal tem buscado novas opções para o Polo da Universidade Aberta do Brasil de Gramado, procurando beneficiar ainda mais a comunidade local e da região com a possibilidade de ingressar em uma universidade pública.

Dessa forma, na última semana, a Secretária da Educação Gilça Silva e a coordenadora do Polo Véra Grin, a Professora Doutora Maria Gorete Rodrigues da Silva, estiveram reunidas com o Professor Doutor Josias Pereira da Silva, coordenador do curso de Cinema (Bacharelado) e da especialização em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e com a professora Tania Marisa Rocha Bachilli, coordenadora da Educação a Distância da UFPel.

Na ocasião, foi avaliada a infraestrutura do polo Véra Grin para implantação do curso de pós-graduação lato sensu – especialização em Artes em Gramado para o segundo semestre de 2019, que já está em fase de aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“Estamos atentos às necessidades e demandas da nossa comunidade, e o centro de artes da UFPEL oferece cursos e projetos que vem ao encontro do perfil da nossa região. O curso de especialização em Artes, com ênfase em cinema e design, assim como projetos de extensão e de graduação, podem contribuir com a qualificação local, e contribuir para tornar Gramado um polo de audiovisual”, comentou Gorete.

Uma agenda de trabalho está sendo construída envolvendo também o EducaVídeo para a captação e implantação de novos projetos. “O professor Josias, da UFPel, acenou para a possibilidade de termos a continuidade da nossa proposta de colocar o EducaVídeo num cenário profissionalizante, onde os alunos do avançado teriam a perspectiva de ingressar numa universidade voltada para o cinema e assim se concretizar a proposta desta administração, que é colocar a educação como sendo o único caminho para o desenvolvimento do cidadão”, ressaltou a Secretária da pasta, Gilça Silva.

Firmando o convênio, a UFPel será a quinta instituição pública a integrar o polo da UAB Gramado. Atualmente, são oferecidos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Um ano de Polo UAB Gramado

Mantido pela Prefeitura Municipal, o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Véra Grin de Gramado completou um ano em agosto, e oferta, no total, nove cursos à comunidade. Os cursos de graduação em andamento são: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS), Sistemas para Internet (IFSul) e Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM). Além das graduações, a UAB oferta a Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM), e Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS), que já encerrou.