UAB abre as portas para o ensino superior à distância gratuito

0
1437
Polo de ensino superior a distância disponibilizará cinquenta vagas para cada um dos cursos que serão oferecidos. Foto: André Aguirre

O dia 15 de agosto de 2017 será uma data histórica para Gramado. A cidade abriu caminho para o ensino superior gratuito à distância. Inaugurou na cidade um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A unidade de graduação leva o nome de Véra Grin, uma conhecida professora no município que durante a sua trajetória lutou por uma educação pública de qualidade.

Instalada junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC), no bairro Moura, a UAB iniciará as suas atividades com os cursos de graduação em Letras/Português (Licenciatura) e Sociologia (Licenciatura), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o Curso de extensão Aperfeiçoamento Uniafro– Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, pela UFRGS, direcionado para professores da rede municipal. As aulas do Uniafro iniciam dia 2 de setembro.

Outras graduações também serão disponibilizadas conforme o diretor de educação à distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Lenuzza. O órgão é vinculado ao Ministério da Educação (MEC). “Conseguimos num período recorde de seis a sete meses não só aprovar a abertura do polo, como a inauguração e o processo seletivo que começa está semana já com três cursos. O de Sociologia, o de Letras e o Programa Prageder que é de administração para pequenas cooperativas e gente do campo”, destaca Lenuzza. “Ainda neste semestre vamos disponibilizar mais duas pós-graduações, uma na área ambiental e outra de eficiência energética,” afirma ele.

Cerimônia de inauguração

A solenidade inauguração do polo da UAB Vera Grín em Gramado ocorreu iniciou às 17 horas de terça-feira, 15 de agosto no pátio do colégio CAIC. A cerimônia foi prestigiada por várias autoridades.

Familiares de Véra Grin acompanharam a inauguração. Emocionado, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), destacou a importância de Gramado contar com uma universidade de ensino à distância. “Esse polo é para todas as pessoas que quiserem uma formação superior. Esse evento vai alterar o curso da educação na região.Vida longa a nova universidade, esperamos que ela preencha a expectativa na formação das pessoas”, disse Fedoca.

Após os discursos e o descerramento da placa de inauguração do Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Gramado Véra Grin, autoridades, convidados, imprensa e moradores conheceram as instalações do local.  A UAB terá como coordenadora a doutora em educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva.

 Inscrições e vagas

Na UAB, serão disponibilizadas 50 vagas para cada curso. As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura (www.gramado.rs.gov.br) e terão um custo de R$ 65,00. Na página também está disponível o edital com os critérios para o processo seletivo para o preenchimento das vagas.

Estrutura adaptada

Na estrutura adaptada no CAIC para receber o Polo Vera Grín da UAB destaque para o laboratório de informática com 25 computadores novos, adquiridos pela Prefeitura e instalação rede de internet Wifi. As obras ainda contemplaram a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas do colégio.

Opiniões e declarações

 “O polo da UAB é para a comunidade de Gramado, é um compromisso nosso, foi um projeto construído para a comunidade e vai se consolidar com o trabalho da comunidade. Será um espaço de diálogo e pesquisa.”

Maria Gorete Rodrigues da Silva (Coordenadora do Polo UAB Vera Grín)

“O Polo da UAB em é um novo momento na educação e também no desenvolvimento de Gramado. Certamente a criação desse polo vai agregar a região, fará com que a cidade se torne uma referência na área educacional.”

Luia Barbacovi ( Presidente da Câmara de Vereadores)

“Para alguns pais poderem dizer que ‘meu filho’ vai para universidade, essa frase não tem preço, ela é ímpar. Agradecemos o envolvimento de todos na criação da UAB.”

Gilça Silva (Secretária Municipal de Educação)

“Há sete meses, o prefeito Fedoca foi nos visitar em Brasília com uma empolgação e luta ferrenha, obstinado a traze para Gramado uma UAB. Dá pra ver que aqui em gramado o pessoal pega junto. Não tenho dúvidas que vai ser um dos principais polos da UAB no Brasil. Precisamos seguir com este comprometimento., nos momentos difíceis a comunidade vai ter que abraçá-la.”

Carlos Lanuzza (Diretor de educação à distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação)

Nome do Polo homenageia professora da cidade

A escolha do nome da professora Véra Grin para a denominação do polo universitário da UAB em Gramado tem por objetivo homenagear esta gramadense que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao ensino das crianças, jovens e adultos como docente no Colégio Estadual Santos Dumont, na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco e na Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, além de desenvolver suas atividades profissionais como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Gramado. Véra Grin faleceu em 12 de fevereiro de 2008.

A irmã de Véra, a professora Leda Sartori, 75 anos, acompanhada de outros familiares, participaram da cerimônia. “No dia em que recebi a ligação sobre a homenagem à minha irmã com o nome do polo fiquei muito emocionada. Não conseguia falar. A Véra amava os alunos e a escola e era uma pessoa maravilhosa”, falou.

O prefeito Fedoca também lembrou da importância da atuação da professora Véra Grin. “Dedicou sua vida ao ensino de Gramado e dar seu nome ao polo mostra a relevância de sua trajetória para nossa história”, salientou.

Prefeito Fedoca e as demais autoridades descerraram a fita de inauguração da UAB. Foto: André Aguirre
Prefeitura instalou laboratório de informática com 25 novos computadores. Foto: André Aguirre

Escola Municipal Dr. Caros Nelz abrigará o Polo Véra Grin. Foto: André Aguirre