Transporte dos estudantes universitários seguirá gratuito em 2018

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Em 2014, foram investidos R$ 2 milhões no transporte universitário beneficiando cerca de 800 alunos


Em 2018, a Prefeitura de Gramado continuará custeando o transporte gratuito a todos os estudantes universitários do município. Conforme a administração municipal, a concessão do benefício é uma forma de incentivar o ingresso no ensino superior e a qualificação profissional.

Em 2017, o transporte gratuito atendeu a cerca de 800 estudantes, que deslocaram-se para instituições de ensino superior e técnico, como FEEVALE (Novo Hamburgo), UNISINOS (São Leopoldo), ULBRA (Canoas), UCS e FSG (Caxias do Sul), FACCAT, CIMOL e UNIPACS (Taquara). O valor investido pela Prefeitura no pagamento do serviço foi de R$ 2 milhões.

“Em 2018, continuam válidos os contratos estabelecidos com as empresas vencedoras, ficando sob responsabilidade da Secretaria da Educação a fiscalização destes serviços, dos contratos e de todo recurso investido no transporte universitário cedido pela Prefeitura”, ressalta o secretário adjunto da pasta, Gelson Oliveira (PT), que é fiscal do contrato.

Objetivando o aumento da fiscalização e a garantia da contrapartida social, bem como a transparência de todo o processo, a concessão do transporte gratuito traz novidades no cadastro dos estudantes para este ano. A contrapartida são ações sociais previstas na lei que aprovou o transporte universitário (Lei Municipal 3338/2014), como a participação em evento beneficente ou doação de sangue, por exemplo.

O cadastro dos estudantes segue até o dia 20 de fevereiro, e deve constar duas declarações: uma de veracidade dos documentos apresentados e uma de contrapartida social ao município. O único custo que o aluno tem durante cada semestre é o pagamento de um boleto de R$ 60,00, expedido durante o processo de cadastro, para a manutenção da União Gramadense de Estudantes (UGE).

O cadastramento e a coordenação das atividades de cunho social são feitas pela UGE. O vínculo com as instituições de ensino, a escolha dos itinerários e horários dos veículos também são funções da união dos estudantes.

CADASTRO

– Etapa 1: Cadastro online

O estudante acessa o site www.ageugramado.com.br e fornece todos os dados que são exigidos. Um boleto de R$ 60 será emitido para o aluno efetuar o pagamento. Este valor é destinado para a manutenção da UGE.

– Etapa 2: Cadastro presencial

Onde: Secretaria da Cultura (R. Leopoldo Rosenfeld, 818), junto ao Lago Joaquina Rita Bier

Data: de 22 de janeiro até 20 de fevereiro

Horário:De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia

Documentos exigidos:

RG ou CNH

Cartão SUS

Comprovante de matrícula com os dias de aula

Comprovante de residência

Título de eleitor

Declaração de veracidade dos documentos apresentados

Declaração de contrapartida ao município

Comprovante de pagamento da taxa

Mais informações: www.ageugramado.com.br

contato@ageugramado.com.br