Tosa no verão

0
670


Você tem o costume de tosar o seu pet no verão, na intenção de reduzir seu estresse causado pelo calor excessivo? Então este conteúdo é para você, pois sinto lhe informar que você pode estar prejudicando o seu pet!

Ao contrário do que a grande maioria das pessoas imaginam, a tosa de cães e gatos não é recomendada no verão, pois os pelos servem como proteção natural dos pets, funcionando como isolante térmico e protegendo seu pet de queimaduras por exposição ao sol. Além disso, a pelagem se adapta conforme a época do ano, realizando a principal troca nas épocas de outono e primavera. Se for realizar a tosa de cães com pelos mais grossos como Chow Chow ou Golden, é importante deixar pelo menos uma polegada de pelo, pois esses cães possuem a pele mais sensível e contam com a sua dupla camada de pelos para protegê-la.

Conforme as peculiaridades de cada raça, é recomendada que seja realizada tosa higiênica e que os pelos das patas e orelhas sejam aparados pelo menos duas vezes ao ano.

Também é importante escovar os pelos, evitando o acúmulo de fios mortos e ajudando a manter a pele mais seca, o que evita infecções de pele causadas por dermatite úmida.

Espero que eu tenha despertado a sua curiosidade sobre o assunto. Qualquer dúvida, fico à disposição!

Victor Casola Médico veterinário | CRMV/RS: 17472

Instagram: @veterinariovictorcasola

WhatsApp: (54)999291212