Suspeita de coronavírus em Gramado é descartada

0
1722


O Informe Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde descartou nesta quarta-feira, dia 12, a suspeita de coronavírus em um morador de Gramado. O paciente de 40 anos retornou de uma viagem ao Egito na terça-feira, dia 10.

Após apresentar sintomas de febre, dor de garganta, coriza e dificuldade para respirar, o gramadense buscou atendimento junto à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
O resultado laboratorial, portanto, foi não detectável para coronavírus COVID-19. O paciente está estável. “Contudo, considerando a elevação de resposta do Brasil, o município de Gramado estabeleceu o Centro de Operações de Emergências (COE) visando melhor conduzir os casos suspeitos e confirmados que venham a surgir, realizando o monitoramento epidemiológico e organização da resposta diante do cenário”, pontua a coordenadora da Vigilância em Saúde de Gramado, Marina Toniolo.

O COE de Gramado conta com profissionais da Vigilância em Saúde e da gestão da Atenção Básica que estão em articulação com as referências dos serviços de saúde públicos e privados que integram a rede municipal. Entre as ações do COE Municipal constam a orientação de medidas preventivas e a divulgação de informações sobre ocorrência de casos suspeitos e confirmados para comunidade gramadense.