Suicídio, uma realidade social

3
3382


Um dos princípios que, inconscientemente, orienta um ser a tirar a própria vida, é a sensação de não pertencimento na sociedade onde convive. Esta sensação não surge ao acaso e sim uma construção da ideação desde o momento em que o ser se dá conta de que está inserido num contexto social e nada podem compartilhar.

Para melhor compreender o conceito de sociedade, é necessário detalhar o conjunto de varáveis que a constitui, a começar pela família onde o ser humano é forjado para se tornar um ser psicossocial.

Em algumas famílias, a maneira de educar os filhos, praticando a humilhação ainda é recorrente. Com uma percepção da imagem denegrida, algumas destas crianças serão alvos de bullying na escola.

Embora não seja regra, mas muitos dos casos de depressão estão associados a humilhação e nos casos de suicídios, além da humilhação, também foram alvos de bullying na escola, que é a segunda sociedade vivenciada pelo ser.

Outras variáveis na qual a sociedade é moldada: história, cultura, geografia, política, economia, religião e sociedade virtual.

O ser humano não é o único animal social, mas todos os mamíferos o são, pelo simples fato de dependerem de outro ser da mesma espécie para existir, ao se alimentar no início da vida. O que diferencia o humano dos demais mamíferos é o tempo para adquirir a autonomia na alimentação, por esta razão é que os vínculos afetivos são mais acentuados.

O Rio Grande do Sul é o estado onde há maior incidência de suicídio no Brasil. Muitos atribuem a fatores geográficos e esquecem a influência da religião, em especial a luterana, onde há maior número de adeptos, no país. A base desta hipótese é que este segmento religioso é não contempla o perdão.

Um dado que é ignorado nas estatísticas de suicídios são as mortes ocorridas em acidentes.

O que fazer com um ser potencialmente suicida?

Perdoe, acolha, abrace, faça sentir a sensação de pertencimento.

Psicólogo e psiquiatra são profissionais mais habilitados para cuidar.



3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.