Estudante mais idosa do UCS Sênior completará 90 anos

0
797


O próximo dia 9 agosto marcará os 90 anos de vida de uma pessoa muito conhecida na comunidade canelense: dona Roma Vaccari. Dotada de um espírito artístico-literário aflorado, ela é a mais idosa dentre os frequentadores do programa UCS Sênior, oferecido pela UCS Hortênsias em Canela. Ela integra as aulas de Memória Afiada, e desde 2015 participa das oficinas e é acompanhada pela filha Nanci Vaccari de Medeiros (62).

Frequentar o UCS Sênior representa manter a mente ativa e trabalhar habilidades. Sua implantação no campus em Canela representa o compromisso da Universidade em abrir suas portas ao público de terceira idade. O programa favorece a interação e o compartilhamento de saberes acumulados ao longo da vida por pessoas como dona Roma. “Quando começou a aula com a Marina [Siota], eu comecei junto”, conta ela, que agradece a Deus por executar as atividades com lucidez e disposição.

Andradina Roma Pires Vaccari é uma das precursoras da cena teatral da cidade. No final dos anos 1940, no extinto Círculo Operário Canelense (onde hoje é a Caixa), ela encenava peças ao lado do marido Waldomiro e de outros atores. Inclusive, ela escreveu textos que hoje são reinterpretados em radionovelas veiculadas pela Clube FM aos domingos.

Apesar de ter estudado apenas a “seleta” (os cinco primeiros livros, ou o primário da época), dona Roma esbanja desenvoltura com as palavras. Nas aulas do UCS Sênior, a descontração é natural em meio às atividades, inclusive quando escreve textos e os interpreta em sala.

“Ao longo desses quatro anos de convivência posso garantir que, com ela, certamente aprendo muito mais do que ensino! Digo isso porque a dona Roma carrega uma bagagem de vida enriquecida por meio de experiências no contexto comunitário, cultural e educacional. Ela é uma aluna exemplar, dedicada, assídua e comprometida com o contínuo processo de aprendizagem, sendo assim motivo de orgulho para mim e seus colegas”, diz a professora Marina Siota, mestra em Inclusão Social e Acessibilidade. Ela e o professor Milton Manica foram os primeiros a lecionar quando do oferecimento do UCS Sênior no campus em Canela.

MATRÍCULAS

O UCS Sênior é um programa que oportuniza a realização de várias atividades e é destinado a pessoas a partir de 50 anos de idade. Na UCS Hortênsias, Jardim e Horta Orgânica, Bordado com Literatura, Dança como Exercício Mental e Corporal (turmas I e II), Dança como Exercício Mental e Corporal – Turma II, Fotografia Digital, Inglês Sênior – Básico I, Laboratório de Escrita Criativa, Oficina de Canto Coral, Tecnologias Digitais – Turmas I e II, Tecnologias Digitais – Turma II, Arraial UCS Sênior Hortênsias e Memória Afiada – Turmas I e I são as oficinas ofertadas.

As matrículas estão abertas e podem ser realizadas no campus em Canela. Para mais informações, o telefone é o (54) 3282.5200, mas é possível buscá-las pela página do Facebook da UCS Hortênsias ou pelo WhatsApp (54) 9 9941 8476.