Solenidade abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente

0
798
Prefeito Fedoca Bertolucci durante a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente. Foto: Carlos Borges.


O uso racional da água, a valorização do Bioma da Mata Atlântica e a valorização e integração da comunidade nos parques naturais de Gramado. Esses são os principais temas da 14° Semana do Meio Ambiente, que teve abertura na quarta-feira, 5, no auditório da Prefeitura.

A solenidade também foi marcada pelas assinaturas do Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta – que tem como objeto a criação de Unidade de Conservação na área do Parque dos Pinheiros, com a finalidade de promover a conservação e o equilíbrio ecológico naquela área – e ainda do projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder o uso de bens públicos para a exploração de atividades de ecoturismo e visitação, operação, administração, conservação, manutenção, reforma, ampliação ou melhoramento do Parque dos Pinheiros e Parque Carrieri.

“Gramado possui hoje seis parques naturais que até então estavam subutilizados. A Secretaria do Meio Ambiente vem trabalhando no desenvolvimento de projetos para oferecer uma estruturação mínima para essas áreas, para que a comunidade tenha espaços de socialização entre a comunidade e a natureza que aqui existe”, disse a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

A secretária também ressaltou sobre os grandes avanços desta gestão. E destacou alguns: a revisão dos procedimentos de licenciamento ambiental; novo espaço físico da secretaria; aprovação do Conselho Municipal de Saneamento; e a assinatura do primeiro Termo de Compromisso de Medida Compensatória – onde os valores serão destinados para execução da infraestrutura do Parque Natural da Gruta, em breve mais um parque a ser explorado e conhecido pela comunidade gramadense.

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), também esteve na abertura do evento e falou sobre a valorização da natureza dentro da Semana do Meio Ambiente . “Hoje a lição que se tem é que nós devemos conviver com a natureza. Nós não devemos usar de forma indiscriminada com pouca inteligência e sem perspectiva do futuro”, afirmou.

FOTOGRAFIA 
Durante a cerimônia também foi realizada a premiação da Mostra Fotográfica Ambiental 2019, que teve 45 fotografias inscritas e cinco foram selecionadas de cada categoria: fauna, flora, paisagem urbana e paisagem Rural.

O evento encerrou com a apresentação de um painel com o tema “Recursos naturais de Gramado”.

PRESENÇAS 
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Evandro Msochem (MDB), o presidente da Câmara dos Vereadores, Rafael Ronsoni (PP), o promotor de Justiça Max Guazelli, e o vereador Renan Sartori (MSB).

A programação da 14° Semana do Meio Ambiente continua até o dia 7 de junho. Saiba mais: https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/KxzkrJPKrUuqgGmRzmHrVsEU8BGLGdKu0t3UqzjU.pdf