Soberanas da 26ª Festa Colonial de Canela foram eleitas no sábado

0
606
As soberanas eleitas e o secretário de turismo de Canela. Angelo Sanches. Foto: André Aguirre.


O Alambique Flor do Vale, localizado no Morro Calçado, interior de Canela, foi o local que sediou a escolha das soberanas da Festa Colonial de 2019. O desfile aconteceu no sábado (1), ocasião em que também houve o lançamento do evento.

A vontade de representar as origens do município, seu povo, seus costumes e tradições, levou sete meninas a tentar o sonho de compor a corte do evento. Elas se inscreveram no concurso e iniciaram a caminhada de preparação com workshop de oratória, passarela, história e cultura, para quem sabe, vestir a faixa que tanto orgulha.

Após desfile coletivo e individual os jurados se reuniram e escolheram a corte formada por: Rainha Manuella Spier Gaberlon, 15 anos, representante da localidade do Morro Calçado; 1ª Princesa, Julia Gabrielle Trein Dornelles, 15 anos, da Linha São João; 2ª princesa, Jullia Raiane de Moraes Martins, Linha Rancho Grande.

Os jurados foram: André Faes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela; Maria Madalena Casola da Emater; Tainara de Oliveira, rainha da 25ª edição da Festa Colonial; Laura Gallas, do Grupo Sinos e Ivanir Acharer, colunista do Jornal Integração.

A FESTA

A 26ª Festa Colonial de Canela acontece de 20 de julho a 4 de agosto, no espaço Canela Rural, junto ao Centro de Feiras.

Neste ano, 21 famílias participarão do evento comercializando seus produtos e divulgando suas tradições, representando diversas localidades do interior de Canela. Nas bancas e fornos do espaço Canela Rural, o público poderá adquirir produtos fresquinhos e saborear delícias como: cucas, bolos, compotas, pastéis, além dos famosos bolinhos de batata e aipim. As comidas típicas do interior também integram os cardápios de três restaurantes que serão instalados na estrutura do evento.

A Festa Colonial de Canela é uma promoção da Prefeitura de Canela, realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

PRONUNCIAMENTOS

O curador da Festa Colonial de Canela, Eduardo Rodrigues, destacou em seu pronunciamento a programação cultural, que nos últimos anos, valoriza os artistas canelenses e que contará em 2019 com 65 apresentações.

André Faes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela ponderou que o evento integra o homem do campo com o turista e com o canelense. “As famílias que participam da Festa Colonial, além de apresentar o que fazem na colônia buscam uma maior fonte de renda para investir em suas propriedades rurais” disse.

David Keller, que em 2018, ajudou no Festival de Interpretes, destacou a importância desta ação que mostrou a todos a integração com a comunidade por meio de expressão musical, revelando talentos, desenvolvendo habilidades e valorizando os artistas de Canela e região. O festival volta a ser realizado em 2019, confirmando a sua importância para a Festa Colonial.

O Secretário de Turismo Ângelo Sanches destacou que a festa é feita par os canelense e ele tem que aproveitar ao máximo as atividades que serão realizadas. “O turista que visita Canela também aproveita e conhece o que o nosso meio rural produz”.

O Prefeito Constantino Orsolin que tem suas origens no interior falou que “vamos promover uma grande Festa Colonial, valorizando os artistas locais na programação cultural e fomentando a economia do meio rural do nosso município”.