SME encerra curso de gestores com descontração e atividade em grupo

2
1220


Entre outros temas, comunicação, liderança e tomada de decisões, foram colocados em prática durante todo o dia 20 de fevereiro. Os gestores das escolas municipais de Gramado estiveram reunidos para realizar o encerramento do curso voltado para gestão escolar.

A atividade que ocorreu na Fazenda Sonho Meu, em Canela, teve como propósito a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o ano de 2018, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo Véra Grin Gramado.

O diretor Marcelo Carasai da Silva, da EMEI Pequenos Gigantes, destacou a importância do curso, que possibilitou a visão de uma gestão mais autônoma, democrática e participativa, com a criação de vínculos afetivos entre os professores. Despertando a valorização do profissional, lembrando primeiro que todos são seres humanos.

Conforme Ellisabete Hausmann, vice-diretora da EMEF Maximiliano Hahn, o momento foi de integração entre os gestores, que possibilitou a troca de experiências e uma reflexão pessoal sobre liderança.

“Eu vim com pouca expectativa e acabei surpreendida. Geralmente, queremos estar com os alunos no início do ano letivo e essa oportunidade abriu nossos olhos para mudanças. Foi maravilhoso”, declarou.

O facilitador Alexandre Fiorin destaca a importância da formação com os gestores das escolas municipais de Gramado.

“É um grupo muito heterogêneo, com pessoas bem preparadas e com potencial para colocar em prática às melhorias que foram elencadas aqui”, afirmou.

A secretária da Educação, Gilça Silva, falou sobre o encerramento do curso de gestores das escolas, que foi planejado após a eleição dos diretores.

“Os cursos foram realizados na UAB, em 2018, tratando temas técnicos e agora estamos fazendo o encerramento aqui na Fazenda Sonho Meu, com o trabalho de facilitação da Vivendo, voltado para essa temática, para que se possa ter um desenvolvimento de grupo mais prático: organização, estruturação de escola e trabalho em equipe”, disse.

Curso de Gestores

A participação na formação dos gestores municipais da educação de Gramado foi uma das exigências da Secretaria da Educação para o exercício dos cargos de direção das 27 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental mantidas pelo Município de Gramado.

“O programa de formação contemplou situações ativas de aprendizagem, nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos participantes e a realidade local de atuação como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos”, destaca a coordenadora geral do programa de formação dos gestores e coordenadora do Polo UAB Gramado, a professora e doutora em Educação, Maria Gorete da Silva.

Ao longo do ano de 2018, o Polo de Gramado da Universidade Aberta do Brasil organizou e sediou uma série de atividades didático-pedagógicas, com a participação de 49 gestores da rede municipal. A formação totalizou 53 horas, iniciando em abril de 2018 e concluindo em fevereiro de 2019.

No total, foram 13 encontros presenciais e dois a distância, ministrados por 12 profissionais, contabilizando 53 horas de curso, norteadas a partir da metodologia de Abordagem teórico-prático vivencial.



2 COMENTÁRIOS

  1. Hey there! Do you know if they make any plugins to help with Search
    Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not
    seeing very good gains. If you know of any please share.

    Cheers!

Comments are closed.