SIM e Vigilância Sanitária de Gramado se reúnem com Caxias do Sul, Bento Gonçalves e São Marcos

0
647
Os participantes discutiram as implicações do registro da indústria junto ao comércio e as flexibilizações que são realizadas em cada município. Foto: Divulgação.


Representantes de Gramado participaram do encontro entre as fiscalizações dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e as equipes de Vigilância Sanitária dos Municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e São Marcos. A atividade ocorreu na quinta feira, dia 11, em Caxias do Sul, e teve como propóxito a troca de experiências entre os órgãos municipais.

Os participantes discutiram as implicações do registro da indústria junto ao comércio e as flexibilizações que são realizadas em cada município. Também foram citados exemplos de empresas onde há fiscalização do Ministério da Agricultura (MAPA), ViSa e SIM, que deverão ter independência de setores para separar as competências fiscalizatórias.

Dentre os assuntos debatidos, foi tratado sobre a Educação Sanitária em Gramado, Projeto Açougue Seguro em São Marcos, Programa Municipal de Agroindústrias de Bento Gonçalves e Agroindústrias de Origem Vegetal de Caxias do Sul.

GRAMADO

Os representantes de Gramado expuseram a situação da entrada em alta escala de produtos sem procedência. Pelo grande volume da demanda atribuída à equipe da Vigilância Sanitária, foi iniciado um trabalho em conjunto com o SIM, que realiza visitas orientativas aos estabelecimentos comerciais e identifica as principais irregularidades, dando orientações aos proprietários, especialmente sobre a aquisição de produtos e matérias-primas com inspeção.

As não conformidades são repassadas à vigilância para providências legais. Em Gramado, conforme informações da Secretaria da Agricultura, inicialmente, somente 15% dos estabelecimentos visitados estavam em conformidade com a legislação sanitária. Hoje, mais de 50% já atendem a legislação de rotulagem e registro.