Schima: Um churrasqueiro que ama o que faz

0
942
Schima foi o campeão do BBQ Brasil em 2017. Foto: Arquivo Pessoal.

Pai da Lara, gremista e apaixonado por churrasco, Fernando Schimanoski, mais conhecido por Schima Assador, tem 36 anos, é natural de Ajuricaba/RS, e mora desde 2001 na Serra Gaúcha. Formado em Hotelaria e pós- graduado em gestão empresarial, ele já trabalhou no setor hoteleiro e na Fábrica de Chocolate. Em 2017, participou do reality BBQ Brasil e conquistou o título de melhor churrasqueiro amador do país. “Imaginei que minha vida mudaria estando em um programa de TV mas está visibilidade que estou atingindo não estava no roteiro (risos)”.

GN – Da onde surgiu o interesse por assar carnes e pelo churrasco?

Schima – Isso vem no sangue de nós gaúchos, está enraizado na nossa cultura. Desde criança estamos na volta das churrasqueiras querendo se meter. Mas tudo isso se tornou mais forte quando, aqui na Serra Gaúcha, conheci um grande amigo chamado Alcindo, vulgo Magrão. Ele é um baita assador e sempre fazíamos costelão e outros cortes. Comecei a estudar, participar de eventos e a paixão só aumentou.

GN – Qual a tua maior realização até hoje?

Schima – Minha família.

GN – Como surgiu a oportunidade de participar do BBQ Brasil?

Schima – Uma grande amiga, Chris Carpes, me marcou em uma publicação do diretor do programa comunicando que estavam abertas as inscrições pra esta edição. A partir desta postagem começou minha trajetória no BBQ Brasil Churrasco na Brasa.

GN – O que o BBQ mudou na tua vida?

Schima – A TV, sendo bem aproveitada, dá uma visibilidade gigante e pode mudar a vida de qualquer pessoa, como mudou a minha. Hoje posso dizer que faço o que amo. Vivo da carne, do churrasco e tudo que envolve esse maravilhoso mundo.

GN – O Confraria SG é uma das tuas conquistas. Como surgiu a ideia do evento?

Schima – Com certeza é uma das maiores conquistas. Maciel (proprietário das Facas SG) e eu somos apaixonados pela cultura do churrasco, fogo e cutelaria. Resolvemos unir nossas paixões e criamos a Confraria SG pra proporcionar aos nossos amigos e seguidores uma grande experiência gastronômica ao redor do fogo.

GN – Qual a expectativa para a VI edição da Confraria SG que acontece dia 21 de julho?

Schima – Com certeza vai ser um evento lindo, pela primeira vez em um domingo. Devemos ter casa cheia, ótimos assadores, cervejarias com muita qualidade, espaço kids, atrações musicais, degustações e outras experiências pra um dia maravilhoso ao redor do fogo.

GN – E os planos para o futuro?

Schima – Tem muita coisa por vir e o que posso adiantar é que cada vez vou buscar mais coisas diferentes para os amantes do churrasco na Serra Gaúcha. Além disso, a Confraria SG vai acontecer em outras cidades e em outros estados do Brasil este ano.

GN – Quem é o Shima?

Schima – Um cara que ama o que faz, apaixonado pela sua família, empresário, churrasqueiro, amigo dos amigos e de temperamento controlado.