Sete pousadas participam do 10º Sabores de Canela

0
163
Grande Hotel. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Novo aromas estão perfumando as mesas dos cafés da manhã e chás da tarde de sete pousadas de Canela. Tudo porque elas abraçaram o conceito da 10ª edição do Sabores de Canela, que dá ênfase a tudo aquilo que é produzido na cidade. Cada participante usou da criatividade para valorizar a sua presença no evento, trazendo mais diversidade e sabor.

Outra novidade relacionada a participação dos hotéis e pousadas, é que eles também estarão no Petit Sabores, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na Praça João Corrêa, em um espaço onde vão comercializar seus pratos. Toda a renda obtida na venda será destinada para um projeto social com foco na sustentabilidade.

VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR LOCAL

Na Pousada Encantos da Terra, os proprietários Tânia Pereira e Mauro Salles optaram pela ora-pro-nóbis para criar uma receita salgada para servir no café da manhã. “Resgatamos uma receita mineira para criar essa torta de frango com ora-pro-nóbis. Essa planta é bastante consumida lá. A mudança na proposta do Sabores de Canela permitiu que criássemos uma receita altamente proteica e nutritiva”, revela Tânia. “Nós ficamos felizes em ver a valorização do produtor local no evento”, comenta Mateus Leidens, supervisor de A&B do Grande Hotel Canela. Eles escolheram morangos para criar uma cheesecake de frutas vermelhas para os seus hóspedes. A receita é feita pela confeiteira Adelcia Schniedger, que há 25 anos prepara as delícias servidas no hotel.

SUSTENTABILIDADE

Na Pousada Jardim Azul, Corália Mazzitelli e Felipe Canfield decidiram manter a especiaria canela no bolo, mas inovaram ao criar uma calda de brigadeiro de café e acrescentar as nozes, ingrediente local. “Estamos com uma expectativa muito positiva para o evento desse ano. O foco da cidade é a natureza, então a aposta na sustentabilidade é muito pertinente”, observa Corália. Vem da Linha São João, no interior de Canela, as amoras que estão na receita produzida na Pousada Blumenberg. Como um dos precursores do conceito de sustentabilidade na hotelaria da cidade, o empresário Ditmar Bellmann comemora a repaginação do Sabores de Canela, que propõe esse despertar para a comunidade e para os turistas. “Desde 2008, quando obtivemos a normatização pelo Sebrae, trabalhamos alinhados às práticas sustentáveis”, recorda.

RECEITAS DESEJADAS

No Vila Suzana Park Hotel é a tradição da família Wender – e os cuidados em cada detalhe – que fazem a diferença. Por isso, a escolha para representar o hotel no Sabores de Canela foi bem criteriosa. “Criamos um bolo de damasco, gengibre e frutas secas”, explica Marilia Wender. A Pousada do Bosque também aprova a mudança e foi buscar nos ‘ovos das galinhas felizes’ produzidos no interior da cidade pelo agricultor Eliézer, o ingrediente que faltava para o seu bolo de banana com nozes. “A receita é um clássico do nosso café da manhã, e ter os produtores locais como parceiros é muito bom”, revela a proprietária, Cláudia Hoff. A Estalagem Vila Suzana decidiu criar uma receita para quem tem intolerância à lactose. O bolo de fubá com limão é feito como ovos caipiras. “Os clientes aprovaram e muitos já estão nos pedindo a receita”, revela Silvana Souza, que prepara o bolo todos os dias para o café da manhã e o chá da tarde.

POUSADAS
PARTICIPANTES:

Estalagem Vila Suzana – Bolo de fubá
com limão

Grande Hotel Canela – Cheesecake de
frutas vermelhas

Pousada Blumenberg– Torta de amoras

Pousada do Bosque – Bolo de banana com
nozes

Pousada Encantos da Terra – Torta de
frango com ora-pro-nóbis

Pousada Jardim Azul – Bolo de canela
com brigadeiro de café

Vila Suzana Parque Hotel – Bolo de
damasco, gengibre e frutas secas

SERVIÇO:

O QUÊ:10º Sabores de Canela

ONDE:Até o dia 30 de setembro, nas
pousadas, hotéis e restaurantes participantes e na Feirinha Ecológica e
Cultural de Canela.

Nos dias 27, 28 e 29/09, na Praça
João Correa – durante o 3º Petit Sabores de Canela