Senac Gramado forma primeira turma do curso Técnico em Guia de Turismo EAD

0
379
Foto: Divulgação.


É fato que o setor do Turismo foi um dos mais afetados pela pandemia. Mas também é verdade que persistência, confiança e resiliência permearam as mentes dos alunos que finalizaram o curso e estão recebendo seus certificados da primeira turma do curso Técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Gramado. 

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Guia de Turismo EAD, Mariana Almeida Hoff, “os alunos de diferentes cidades da Serra Gaúcha – muitos com experiência na área – vieram em busca dessa formação que é uma necessidade para atuar nesta categoria e se cadastrarem como Guias de Turismo junto ao Ministério do Turismo. Dedicaram-se muito a todas as atividades e interações na plataforma junto aos tutores EAD. Além disso, também tiveram as práticas presenciais, nas quais os alunos aplicam todos os conhecimentos adquiridos com os conteúdos e atividades a distância, trazendo eles para a sua prática profissional”, explicou.

As primeiras viagens técnicas do curso foram realizadas antes da pandemia quando os alunos atuaram como guias experimentais sendo orientados pela sua tutora presencial. “Em meio ao cronograma do curso, enfrentamos a pandemia de Covid-19 e suas restrições de atividades, mas os alunos se mantiveram firmes em seus objetivos e seguiram seus estudos no EAD. As práticas ficaram suspensas e, recentemente, retornamos com os encontros presenciais e a turma pôde realizar as viagens técnicas finais, seguindo todos os protocolos sanitários de saúde e segurança necessários à atividade turística”, contou Mariana.

Agora, esses novos profissionais receberão o certificado de conclusão do curso do Curso Técnico em Guia de Turismo e poderão solicitar ao Ministério do Turismo a carteira do Cadastur que os habilitará ao exercício da função de Guia de Turismo Regional RS e Guia de Turismo de Excursão Nacional.

“Todos os alunos, docentes e equipe pedagógica estão de parabéns pela conclusão desta etapa que exigiu muita persistência, dedicação, estudos e adaptação. Foram mais de 13 meses de curso, enfrentando um período de pandemia e retomando as práticas no “novo normal”. Tenho certeza que estes novos profissionais estão prontos para os desafios da profissão com muita competência!”, finalizou a coordenadora.

Com duração de 13 meses, o curso Técnico em Guia de Turismo capacita o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, pela condução, pela orientação e pela assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Aprende a informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, a apresentar e a organizar roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.

Com uma forma de ensino flexível e de fácil entendimento, o curso se adapta aos horários e à rotina do aluno. A capacitação ainda conta com viagens técnicas programadas, nas quais o aluno aprende na prática a conduzir turistas em um roteiro guiado. Para mais informações acesse www.ead.senac.br/polos/rs/gramado. O Senac Gramado fica localizado na rua São Pedro, 663 – Centro. Telefone: (54) 3286-4445.