Senac: Brigadeiro fit é opção para a Páscoa

0
1568
A receite contém ingredientes altamente nutritivos, como a batata doce, a gordura de coco e o nibs de cacau. Foto: Divulgação.


Pensando na tendência do consumo de alimentos saudáveis, a docente de Gastronomia do Senac Gramado e nutricionista Nísia Sé preparou uma receita de brigadeiro fit para presentear nesta Páscoa. A receite contém ingredientes altamente nutritivos, como a batata doce, a gordura de coco e o nibs de cacau.

A batata doce apresenta um baixo índice glicêmico quando cozida na água. Isso significa que sua absorção no organismo é mais lenta e evita os picos de insulina sanguínea, além de ter elevado teor de fibras, vitaminas A C, E e as do complexo B, essenciais para manter a saúde. Já a gordura do coco possui ação antioxidante, colaborando com a diminuição de radicais livres, ajuda na redução do mau colesterol, é termogênica e, portanto, colabora no processo de emagrecimento.

Por fim, os nibs, feitos a partir dos grãos de cacau tostados, descascados e quebrados em pedaços menores, são riquíssimos em polifenóis, substâncias consideradas super alimentos, porque são capazes de melhorar as funções cardíaca, muscular, cognitiva (memória), reduzir pressão arterial e por aumentarem os níveis de endorfina e serotonina, melhoram o humor.

Ingredientes:

  • 150g batata doce cozida descascada e amassada
  • 100g chocolate amargo em barra
  • 1 colher (chá) gordura de coco
  • 30 a 50g açúcar mascavo
  • 50 g leite em pó
  • 10g whey protein
  • Nibs de cacau para confeitar.

Modo de Preparo:

  1. Derreta o chocolate com a gordura de coco em fogo baixo;
  2. Adicione a batata doce, o açúcar mascavo (que pode ser substituído por xilitol ou outro adoçante culinário) e o leite em pó;
  3. Mexa até desgrudar do fundo da panela;
  4. Desligue o fogo;
  5. Acrescente o whey protein e misture.
  6. Deixe esfriar;
  7. Faça as bolinhas, molhando a mão com água e confeitando com nibs de cacau.

Fonte: Nísia Cé Nutricionista CRN2 6858
Docente do Senac Gramado Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 71 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e  23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade.