Semana Nacional do Patrimônio terá programação especial em Gramado

0
269


A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura, prepararam uma programação especial em homenagem a Semana Nacional do Patrimônio, que ocorre entre os dias 16 e 20 de agosto. O Dia Nacional do Patrimônio é comemorado nesta terça-feira (17) e a data foi escolhida para homenagear o centenário do historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que nasceu no dia 17 de agosto e foi o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil.

A iniciativa é do Museu Municipal Professor Hugo Daros em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Programa Municipal Escola de Cinema (Educavídeo) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Vera Grin. Durante os cinco dias a comunidade poderá assistir vídeos que serão postados no canal da Secretaria da Cultura Gramado no YouTube.

Programação:

16 de agosto – Semana do Patrimônio – O Patrimônio.

https://bit.ly/3APeDMC

Existem várias formas de definir e conceituar o que é o Patrimônio. Ele pode estar vinculado aos bens materiais e pecuniários de um grupo ou indivíduo, ou relacionado aos bens culturais de um povo ou nação. O Patrimônio cultural pode ser subdividido em diversas formas, podemos ligá-lo os itens materiais representativos de um grupo social, como objetos, obras de arte, livros e prédios históricos, e também seus valores imateriais, ligados ao conhecimento, as tradições e os saberes. Identificar, respeitar e preservar o Patrimônio de um povo, é requisito para salvaguardar a sua história e sua cultura.

17 de agosto – Semana do Patrimônio: Gramado 100 anos de Turismo – Episódio 1 – Nos trilhos da História, Episódio e 2 – De Gramado para o Mundo. Educavídeo.

https://bit.ly/3xT0lIT

https://bit.ly/3g8cnb3

O Município de Gramado tem uma rica história e tradição, fruto da presença e do trabalho de diversos povos e etnias que aqui se fizeram presentes. Destas inúmeras histórias, dois momentos em especial são abordados pelo trabalho audiovisual do Programa Municipal Escola de cinema de Gramado – O Educavídeo. Sendo o primeiro, a importância do desenvolvimento com a chegada do trem em 1919 na Várzea Grande, posteriormente a inauguração da Estação de Gramado em abril de 1921. E segundo, a existência dos primeiros hotéis e hospedagens, que tinham como objetivo recepcionar os visitantes “veranistas”, que procuravam as belezas de Gramado. Era o embrião do desenvolvimento turístico local.

18 de agosto – Semana do Patrimônio – O Museu.

https://bit.ly/3k1YufF

Os museus não são somente locais onde se preserva, conserva e se exibe objetos, também são ambientes de proteção e divulgação do Patrimônio material e imaterial que representam a diversidade de um grupo social. Os museus são importantes ferramentas de preservação da memória e da cultura, exercendo um papel essencial para à educação e a transmissão de informação e conhecimento.

19 de agosto – Semana do Patrimônio – Escola, Memória e Patrimônio.

https://bit.ly/3CKOpMO

O ambiente escolar é local de ensinamento, vivências e experiências, rico em diversidade, cultura e repleto de memórias. Essas memórias e histórias, inseridas em uma dinâmica, devem ser vistas como um Patrimônio Cultural, que representa e integra as cidades. A história e importância de seus prédios, professores e alunos representam de forma dinâmica o passado e o presente.

20 de agosto – Semana do Patrimônio – Desbravadores. Educavídeo.

https://bit.ly/3iQtsrM

A história de Gramado é repleta de atores sociais, que em busca de sua subsistência, acabaram sendo considerados vitais para o desenvolvimento local. Eram eles tropeiros, muleiros, pequenos comerciantes e imigrantes, todos vitais em suas contribuições para o desenvolvimento de Gramado. No audiovisual “Desbravadores”, do Educavídeo vemos o percurso destes pioneiros, que percorreram o caminho histórico que vai de um povoado, a uma cidade.

Quando: de 16 a 20 de agosto

Onde: YouTube – https://bit.ly/3jWVgKt