Semana Farroupilha traz oficinas, música, dança e gastronomia

8
1475
Oficina de usos e costumes do gaúcho. Foto: Manuela Teixeira.


Oficinas de usos e costumes do gaúcho, gastronomia local, contação de histórias, roda de chimarrão, bate papo cultural, desfile de moda gaúcha contemporânea, apresentações de dança, espetáculos teatrais e declamação integram a programação da Semana Farroupilha de Gramado, que inicia no próximo sábado (15) e segue até o dia 20 de Setembro, no Galpão da Hospitalidade que será montado no Lago Joaquina Rita Bier. As atividades serão sediadas também pela Praça Major Nicoletti e pela Biblioteca Pública Cyro Martins.

Para levar ao público a tradição gaucha através das lendas e da cultura do chimarrão, os especialistas em Museografia e Patrimônio Cultural, Fernanda Valente e Rodrigo Schlee, que também são pesquisadores dos usos e costumes da cultura gaúcha, ministrarão oficinas na Praça Major Nicoletti, nos dias 17 e 19. Fernanda ainda realizará contação da história “A lenda da Erva-Mate” na Biblioteca Pública Cyro Martins, no dia 19.

Já as oficinas de gastronomia serão realizadas em parceria com a equipe da Emater de Gramado, através de voluntárias que trarão aos participantes a influência portuguesa na culinária gaúcha, aproveitando as especiarias da Índia, como cravo, canela e noz-moscada. A herança indígena, que utiliza a mandioca e seus derivados para a produção de alimentos, como os bolinhos de batata com linguiça, também ganhará destaque. As oficinas ocorrem nas tardes dos dias 17 e 19, são gratuitas e não é necessário realizar inscrição.

O escritor, radialista, apresentador de TV e tradicionalista Dorival Berkai declamará durante a Semana Farroupilha, no dia 20. Berkai, que é vencedor do 1º Prêmio Diversidade Rio Grande do Sul na categoria Culturas Populares, tem como norteadores de suas atuações a preservação, a promoção e a divulgação do Tradicionalismo Gaúcho.

Premiada em rodeios de várias cidades do Rio Grande do Sul, Larissa Schneider, acompanhada do gaiteiro Rodrigo Mumbach, declamará nos dias 17, 19 e 20, no Galpão do Lago Joaquina. Sua história tradicionalista começou aos oito anos, quando iniciou na invernada de danças do CTG Querência e foi 1ª Prenda Juvenil da 27ª Região Tradicionalista. Hoje, com 17 anos, ela se dedica à declamação.

O CTG Querência do Mundo Novo, da cidade de Três Coroas, e o Grupo de Danças Garfo e Bombacha e Ana Terra trazem beleza e cultura para esta grande comemoração. O primeiro trará danças coreografadas e o segundo, chula, boleadeiras, fandango, danças e músicas tradicionais. As apresentações ocorrerão nos dias 15, 18 e 20.

Os espetáculos não param: o Grupo Luz & Cena, que tem 40 anos de história e é referência no Estado, traz o espetáculo “Mas Bah Tchê! Como é Grande o Meu Rio Grande!”, um divertido musical que conta a história do Rio Grande do Sul, da descoberta até a Revolução Farroupilha, passando pela formação do povo gaúcho, suas lendas, costumes e tradições. Essa viagem no tempo é atração no dia 18 de setembro.

Já o grupo Só Rindo, criado pelo bonequeiro Nelson Haas e que já se apresentou em mais de 370 cidades no Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Uruguai, China, Inglaterra e França, traz para a Semana Farroupilha de Gramado o espetáculo “Gaúchos”, nos dias 17 e 19.

A Semana Farrpupilha de Gramado é uma realização da Prefeitura e da Secretaria da Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3286.4323 ou pelo e-mail cultura@gramado.rs.gov.br.

Os Mirins e mais de 15 atrações musicais

A Semana Farroupilha de Gramado é parada obrigatória para quem gosta da boa música gauchesca. Serão mais de 15 atrações musicais ao longo da programação. O conjunto Os Mirins animará o baile do evento no próximo sábado (15), a partir das 23h, no CTG Manotaço. A entrada para o fandango, que também contará com o grupo Sangue Farrapo, é gratuita.

Entre as atrações no Lago Joaquina, está o violonista de renome estadual, Marcello Caminha, que já tocou com a dupla César Oliveira & Rogério Melo e coleciona 13 discos gravados, dois DVDs e um livro publicado. Caminha se apresenta no feriado do dia 20, às 16h, no Galpão da Hospitalidade que será montado no Lago. Valorizando os artistas gramadenses, a programação da Semana Farroupilha dá destaque especial para os músicos da cidade, mostrando a força tradicionalista de cantores, instrumentistas e grupos. Entre eles, estão Pepeu Gonçalves, Ataliba, Rodrigo Andrei Mumbach, Laerte Hugentobler, Juliano Bolfe, Coral Bocalis, Orquestra de Violões e Orquestra Sinfônica de Gramado. Também integram a Semana artistas de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e região Metropolitana, entre outros, como Evandro Martins, Grupo Pontezuela, Grupo Sangue Farrapo, Os Mirins, Ernesto Nunes e os Meninos Gaiteiros de Nova Petrópolis.

Durante o evento, o Lago Joaquina ganhará um galpão em frente ao Centro de Cultura, que contará com tablado para os shows de dança, churrasqueira, espaço para a comunidade, e principalmente para as crianças onde elas aprenderão mais sobre o tradicionalismo.

SERVIÇO

Semana Farroupilha de Gramado

Onde: Lago Joaquina Rita Bier (Rua Leopoldo Rosenfeld, 818, Planalto)

Quando: De 15 a 20 de setembro

Baile Gaúcho com Os Mirins e Grupo Sangue Farrapo

Onde: CTG Manotaço

Quando: sábado, 15 de setembro, às 23h.

8 COMENTÁRIOS

  1. Thank you a lot for sharing this with all people you really
    know what you are speaking about! Bookmarked. Kindly also talk over with my site =).
    We may have a link alternate arrangement between us

  2. Great goods from you, man. I’ve understand
    your stuff previous to and you are just extremely magnificent.

    I actually like what you’ve acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still care for to keep it smart.
    I can’t wait to read much more from you. This is actually a
    terrific site.

  3. I’m not sure exactly why but this website is loading extremely slow
    for me. Is anyone else having this issue or is it a issue
    on my end? I’ll check back later and see if the problem
    still exists.

  4. Attractive section of content. I just stumbled upon your website
    and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account
    your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment and even I achievement
    you access consistently fast.

Comments are closed.