Semana Farroupilha inicia neste sábado, 15 de setembro

0
1072
Pepeu Gonçalves apresenta-se às 20h, dia 29 de setembro. Foto: Divulgação.


Neste sábado (15), Gramado dá início à programação da sua Semana Farroupilha com muita música, dança e baile gaúcho. A abertura oficial ocorre às 15h, no Lago Joaquina Rita Bier, onde estará instalado o Galpão da Hospitalidade. As autoridades municipais, artistas, apoiadores e tradicionalistas recepcionarão a Chama Crioula, trazida pelos cavaleiros do CTG Manotaço. Em seguida, iniciam as festividades musicais, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado e do grupo “Arte Gaúcha” realizando o concerto “Clássicos da Música Gaúcha”. Durante a apresentação, haverá ainda uma homenagem ao tradicionalista Paixão Côrtes (in memoriam).

Na sequência, as 16h30min é a vez de Pepeu Gonçalves com o show “Jeitão de Gaúcho” subir ao palco. Às 17h30min, ocorre a apresentação do Grupo de Danças Garfo e Bombacha e Ana Terra, trazendo as danças folclóricos e levando alegria ao primeiro dia do evento e, às 20h, Laerte Hugentobler com o show “Milongas”. O sábado encerra com um baile gaúcho com os grupos Os Mirins e Sangue Farrapo, com entrada gratuita, no CTG Manotaço de Gramado.

A programação segue pelo domingo, iniciando às 9h da manhã, com Culto Ecumênico Gaúcho, seguido de apresentações musicais com Grupo Bocalis, Ernesto Nunes e Grupo, Evandro Martins, Orquestra de Violões de Gramado, Ataliba e Grupo e também apresentações artísticas como a Invernada Mirim, com CTG Manotaço e “Gaúchos de Fato” com Os Gaudérios.

O Secretário da Cultura, Allan Jhon Lino, ressalta que uma das premissas para ser gaúcho é manter suas tradições e convida a comunidade para os festejos: “É com muita alegria e satisfação que convidamos todos a participar da nossa Semana Farroupilha, que está sendo preparada com muito carinho. Estamos felizes em poder proporcionar à comunidade esta atividade tão importante para o Rio Grande do Sul e o Brasil, onde resgatamos as tradições e contamos a história de um povo que muito luta para deixar o nosso país orgulhoso.” finaliza.

Ao longo da semana, haverá oficinas de usos e costumes do gaúcho, gastronomia local, contação de histórias, roda de chimarrão, bate papo cultural, desfile de moda gaúcha contemporânea, apresentações de dança, espetáculos teatrais, shows musicais e declamação. Durante o evento, o Lago Joaquina ganhará um galpão em frente ao Centro de Cultura, que contará com tablado para os shows de dança, espaço para a comunidade e, principalmente, para as crianças aprenderem mais sobre o tradicionalismo. Algumas atividades também serão sediadas pela Praça Major Nicoletti e pela Biblioteca Pública Cyro Martins.

A Semana Farroupilha de Gramado é promovida pela Prefeitura e a Secretaria da Cultura, em parceria com o CTG Gramado.

Mais de 15 atrações musicais

A Semana Farroupilha de Gramado é parada obrigatória para quem gosta da boa música gauchesca. Serão mais de 15 atrações musicais ao longo da programação. Entre as atrações no Lago Joaquina, está o violonista de renome estadual, Marcello Caminha, que já tocou com a dupla César Oliveira & Rogério Melo e coleciona 13 discos gravados, dois DVDs e um livro publicado. Caminha se apresenta no feriado do dia 20, às 16h, no Galpão da Hospitalidade que será montado no Lago. Valorizando os artistas gramadenses, a programação da Semana Farroupilha dá destaque especial para os músicos da cidade, mostrando a força tradicionalista de cantores, instrumentistas e grupos. Entre eles, estão Pepeu Gonçalves, Ataliba, Rodrigo Andrei Mumbach, Laerte Hugentobler, Juliano Bolfe, Coral Bocalis, Orquestra de Violões e Orquestra Sinfônica de Gramado.

Também integram a Semana artistas de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e região Metropolitana, entre outros, como Evandro Martins, Grupo Pontezuela, Grupo Sangue Farrapo, Os Mirins, Ernesto Nunes e os Meninos Gaiteiros de Nova Petrópolis.