Semana Farroupilha de Canela inicia dia 13 de setembro

0
262
04_09_2020_Semana Farroupilha em Canela_ Boia Campeira com o DTG Chaleira Preta. Foto Rafael Cavalli/SerraPress

O culto às tradições é uma marca de Canela e a cultura gaúcha vai ser enaltecida a partir do próximo domingo, 13, quando começam as comemorações da Semana Farroupilha. Em prevenção a pandemia, os festejos ocorrerão de forma virtual. Toda a programação será on-line e transmitida por meio das mídias sociais @canelapaixaonatural no You Tube, no Instagram e no Facebook.

Com o tema “Gaúchos sem Fronteiras”, sugerido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento oportunizará ao público apresentações artísticas, shows musicais, palestras, arte, oficinas de artesanato e de culinária. Para o público infantil, também estão previstas atividades on-line, como brincadeiras sobre o folclore do Rio Grande do Sul e de brinquedos rústicos. “A programação é resultado daquilo para o qual tivemos que nos adequar. Para evitar qualquer receio de alterar algo ou cancelar devido a alguma mudança nos protocolos, optamos por essa programação on-line que mantém o foco no conteúdo cultural, que é algo forte na Semana Farroupilha de Canela”, comenta o curador e coordenador do evento, Márcio Cavalli. “Isso graças ao apoio das entidades participantes, que toparam o desafio e realizaram ótimos trabalhos que virão ao público pela internet,” acrescenta Cavalli.

MÚSICA E ARTE

As atrações artísticas e musicais estarão vinculadas a Temporada de Inverno On-line e ocorrerão na terça, 15, quarta, 16, quinta, 17, e sexta-feira, 18. “A falta de eventos presenciais é algo inédito, mas as entidades entenderam que o momento não é para desanimar. Devemos remotivar porque um dia tudo vai passar. A questão é aproveitar as opções que podem ser colocadas em virtude dos protocolos. No nosso caso, absorver muito sobre a nossa cultura,” observa Cavalli.

Um dos destaques entre as atrações da Semana Farroupilha será a live que ocorrerá na segunda-feira, 14, do pesquisador Sandro Arruda, o Nikito, intitulada “Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais Folclóricas Gauchescas”. 

Nikito tem notoriedade no meio tradicionalista por transmitir as pesquisas e danças folclóricas resgatadas por Paixão Côrtes. A Semana Farroupilha de Canela envolverá o CTG Querência, Grupo Folclórico Os Tapejaras e os DTGs Chaleira Preta, do CIEP Neusa Mari Pacheco e Amigos Estancieiros. O evento encerra no domingo, 20.

PROGRAMAÇÃO

Domingo (13)

Início da Semana Farroupilha. Material audiovisual com o Hino Rio-Grandense, às 15h.

Retratos do gaúcho além-fronteira, com Márcio Cavalli. Link liberado às 20h.

Segunda-feira (14)

Resgatando a História do CTG Querência de Canela, com Júlia Trein, Ana Caroline Hofmann Lucena e Ana Laura de Oliveira. Link liberado a partir das 9h.

Oficina de brinquedos e brincadeiras tradicionais, com Kailanny de Araújo Gross, Vinícius Cavallin de Oliveira, Pedro de Oliveira Varela, Eduardo Pontes de Oliveira Macedo, Laura Foss Rodrigues Jardim e Gabriela Wasen Cardoso, do CTG Querência de Canela.

Live “Recolhimento das Pesquisas e Reconstituição das Danças Tradicionais e Folclóricas Gauchescas”, com Sandro Arruda (Nikito), às 20h.

Terça-feira (15)

Artesanato gaúcho – parte 1: das linhas aos adornos, com Simone Becker e Bárbara Vaccari, do grupo Os Tapejaras. Link liberado a partir das 9h.

Relíquias do tempo antigo, com Fabiano Hanel dos Santos, Fábio Hanel dos Santos e Alessandro Oliveira. Artesanato gaúcho – parte 2: artesanato com osso, com Edilson Gonçalves, do grupo Os Tapejaras. Link liberado a partir das 15h.

Quarta-feira (16)

A história da guasquearia, com Luiz Fernando Kerschner, Júlio Trein e Gabriel Almeida, do CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 9h

O Gaúcho, com Renata da Silva – 1ª prenda estadual 2017/2018, pelo CTG Querência de Canela. Link liberado a partir das 15h.

Quinta-feira (17)

Live O Lenço Farroupilha e sua história, com o professor Fabiano dos Santos, do grupo Os Tapejaras, às 18h30.

Sexta-feira (18)

Erva-mate na culinária, com Júlia Trein, O Chimarrão, com Júlio Trein, do DTG Amigos Estancieiros. Link liberado a partir das 10h.

Sábado (19)

Declamação, com Júlio Barcelos. Nós de lenço, com William de Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco). Link liberado às 15h.

Domingo – Dia do Gaúcho (20)

Oficina de boia campeira, com Fábio Hanel dos Santos e Mauricio Moraes da Silva. DTG Chaleira Preta (Escola Neusa Mari Pacheco). Link liberado às 10h.

Encerramento da Semana Farroupilha, com audiovisual com o Hino Rio-Grandense. Link liberado a partir das 20h.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Terça-feira (15)

Terça Retrô – Show gaúcho da Churrascaria Garfo e Bombacha, às 20h

Quarta-feira (16)

Quarta Gastronômica, com Canellé Bistrot, às 20h

Quinta-feira (17)

Live-tertúlia com Kerolin Acordeonista e Seu Pai, às 20h

Sexta-feira (18)

Live-tertúlia com Pontezuela, Lauri Duarte e Eder Castro, às 20h