Semana do Idoso é marcada por confraternização no CRAS da Várzea Grande

0
1445
Integrantes da Asssitência Social, idosos e prefeito Fedoca durante chá de confraternização no CRAS. Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado.


Uma confraternização no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Várzea Grande marcou as comemorações da Semana do Idoso em Gramado. O encontro ocorreu na última sexta-feira (29), com a presença dos idosos que integram a oficina de convivência do local, do prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e da secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori.

Durante a confraternização, Fedoca presenteou com algumas fotos Eva Dutra da Silva, 76 anos, participante da oficina e moradora de Gramado. As imagens com que Eva foi presenteada mostram a idosa com sua irmã, Antônia Dutra da Silva, 69, de Praia Grande (SC). Há décadas as irmãs desconheciam o paradeiro uma da outra, e só se reencontraram quando os funcionários do CRAS de Gramado, entre eles, o auxiliar administrativo Renan Martins da Silva, localizaram Antonia. Em abril deste ano, Eva e Antônia finalmente encontraram-se em Gramado e voltaram a conviver.

“Parabéns a toda a equipe da Prefeitura e da Assistência Social pela atuação humana e pelo cuidado com a nossa comunidade que proporcionaram o reencontro de duas irmãs. Estamos emocionados com a história desta família e orgulhosos em fazer parte deste momento”, salienta o prefeito Fedoca.

Secretária Ana Maria Lovatto Sartori, prefeito Fedoca, Eva Dutra da Silva e Renan Martins, responsável pelo reecontro das irmãs. Foto: Carlos Borges.

Oficinas são ofertadas aos idosos

Desde janeiro deste ano, a Secretaria da Assistência Social, por meio do CRAS, oferta aos idosos uma oficina de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que ocorre nas tardes de sexta-feira. “Em nove meses, já podemos perceber mudanças positivas nos idosos que acompanhamos semanalmente”, comenta a coordenadora do CRAS da Várzea Grande, Geise Watzlawick.

A secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori, ressalta os avanços no comportamento e na saúde dos usuários. “Progressos e aprendizados fazem bem para a autoestima de cada um deles. É essencial que os idosos possam ter uma oportunidade como essa, de convivência e troca de experiências”, avalia a secretária.

Pinturas, trabalhos manuais, leituras, atividades de familiaridade e confraternização são exercícios desenvolvidos durante a oficina. O programa conta com 15 participantes.

Prefeito Fedoca prestigia trabalhos feitos na oficina de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Foto: Carlos Borges.