Semana do Bebê de Canela encerrou com várias atividades

0
3040
Passeata e bênção aos bebês encerraram a programação. Foto: Théo Reis.


Mesmo com um frio de 7ºC na tarde de domingo (20), muitas famílias foram para o Centro da cidade participar das atividades que marcaram o último dia de programação da 19ª Semana do Bebê de Canela. A Praça João Corrêa foi transformada na “Praça da Família”, onde foram instalados diversos brinquedos infláveis para diversão das crianças.

O prefeito Constantino Orsolin e o vice-prefeito e coordenador do evento, Gilberto Cezar, estiveram presentes e também participaram da Passeata dos Bebês que partiu da praça central e seguiu até a frente da Catedral de Pedra, onde o padre Rafael Barbieri concedeu uma bênção a todos os presentes. “Foram mais de 200 inscritos nas palestras, debates e oficinas da Semana do Bebê, sendo que mais da metade dos participantes vieram de outros municípios. Além de colaborar com temas importantes para a primeira infância, o evento também atrai profissionais da área e acaba colaborando para movimentar a economia da nossa cidade”, avaliou Gilberto Cezar.

Após a passeata, a Cia Lúdica fez um pocket show no Multipalco da Praça João Corrêa interagindo com as crianças e suas famílias. “Foi uma semana muito produtiva, que envolveu nossa comunidade e principalmente aqueles profissionais que atuam nas áreas da saúde, da educação e da assistência social. No próximo ano teremos uma responsabilidade ainda maior, pois a Semana do Bebê de Canela chegará na sua 20ª edição”, comentou o prefeito Constantino Orsolin.

Seminário Internacional

O Seminário Internacional realizado no Hotel Klein Ville no sábado (19) reuniu aproximadamente 200 pessoas, onde alunos, professores e profissionais apresentaram suas pesquisas, experiências e vivências alusivas à primeira infância, materializando o legado científico do evento.

Na abertura oficial, o patrono do evento, Ricardo Rieth, vice-reitor da Ulbra, destacou que “a participação da universidade no evento leva o aluno e o professor a atuar dentro da comunidade. Isso aproxima o nosso estudante com a realidade dos mais diferentes tipos de público, e também atrai as pessoas para dentro do universo acadêmico”.

A deputada federal Maria do Rosário acompanha do evento desde as suas primeiras edições e destacou que “Os sonhos do professor Salvador Célia, idealizador da Semana do Bebê se concretiza ao longo dos anos, sempre promovendo a saúde materno-infantil, discutindo e realizando intervenções de prevenção e promoção em saúde física e mental na primeira infância em conjunto com a família, comunidade canelense, política e acadêmica, buscando o adequado desenvolvimento do bebê, em cada etapa do ciclo da vida”.

O deputado estadual Lucas Redecker relatou o quão grande é o evento, que já rompeu as fronteiras de Canela, do Rio Grande do Sul e do Brasil, onde o exemplo de Canela também é aplicado em várias cidades do exterior.

O vice-prefeito e coordenador geral Gilberto Cezar e o Prefeito Constantino Orsolin também estiveram presentes na solenidade de abertura e entregaram um presente ao patrono Ricardo Rieth.

Durante todo o dia, mesas redondas debateram e apresentaram trabalhos ligados a primeira infância. Destaque para a apresentação do Dr. Paulo Jorge Pascoa Fernandes que apresentou a Semana do Bebê de Faro em Portugal, realizada a partir do modelo de Canela.