Secretarias plantam 120 mudas para reposição ambiental

0
865
As crianças da turma do jardim da escola auxiliaram as equipes no plantio. Foto: Renata Garcia.


Visando o cumprimento da execução da reposição florestal obrigatória, a Prefeitura de Gramado, por meio das secretarias da Educação, do Meio Ambiente, e da equipe da Secretaria de Obras da Várzea Grande, realizou o plantio de 120 mudas de árvores frutíferas nativas, em terreno localizado aos fundos da Escola de Educação Infantil Estação da Criança, no Altos da Viação Férrea, no bairro Várzea Grande. As crianças da turma do jardim da escola auxiliaram as equipes no plantio.

O terreno aos fundos da escola é uma Área de Preservação Permanente (APP). A Licença de Instalação é referente à obra realizada para a implantação da EMEI Estação da Criança, concluída há dois anos.

As três secretarias trabalharam em conjunto, pois entendem que a pressão que as Áreas de Preservação Permanentes vêm sofrendo é muito grande, e isso tem feito com que muitas dessas áreas sofram com a intervenção humana, restando apenas o prejuízo ao meio ambiente. É primordial que essas áreas sejam protegidas, monitoradas e que as legislações vigentes sejam aplicadas.

Neste processo de replantio, o trabalho esteve sob as orientações e acompanhamento do Supervisor da Arborização, Laurício Schneider, e do Secretário Adjunto de Obras, Cícero Altreiter, que preparou a área para receber as novas mudas de árvore, proporcionando um ambiente adequado para o seu desenvolvimento.

No ano de 2016, foi realizado pela equipe do Horto Municipal o plantio de mudas no local, porém, como algumas delas não cresceram, as mesmas tiveram que ser replantadas, garantindo o cumprimento quanto à licença.