Secretarias Municipais comunicam serviços que serão prestados

0
1264
Foto: Divulgação


Conforme o Decreto nº 080/2018, assinado pelo prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, nesta quinta-feira (24), nas secretarias municipais haverá racionalização dos recursos, como, por exemplo, no uso dos veículos oficiais do Executivo, que serão utilizados somente para serviços da saúde, recolhimento de resíduos e em medidas de extrema urgência.

Meio Ambiente:
-Setores com atividades suspensas: Arborização Urbana/Podas e Serraria Municipal

-Coleta de Resíduos:
Os serviços de coleta de resíduos urbanos serão modificados provisoriamente devido aos bloqueios nas estradas, falta de combustível e ameaças à integridade dos coletores da empresa responsável pelo serviço.

Desta forma, a coleta será realizada pela Prefeitura em caráter emergencial, para evitar o acúmulo excessivo de resíduos. Para tanto será utilizada a estrutura que dispõem as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Agricultura.

Solicitamos à população, que, para colocação dos seus resíduos nas vias públicas, observe os horários de coleta que serão divulgados em breve no site da Prefeitura, pois dessa forma se evita a produção de líquido mal cheiroso (chorume) e a proliferação de vetores como ratos e baratas que trazem riscos à saúde de toda comunidade.

Os grandes geradores de resíduos como Hotéis, Restaurantes, Condomínios, poderão nesse período emergencial, encaminhar seus resíduos diretamente à estação de Transbordo Municipal, na Rua Serafim Benetti, nº 1200, no bairro Mato Queimado, no horário das 9h às 16h.

Indústria e Comércio/ Planejamento/Turismo:
-Funcionam normalmente.

Cidadania e Assistência Social:

-Nenhuma mudança, porém a Secretaria estará preparada em caso de urgência para atendimento do Conselho Tutelar e o Abrigo Municipal, serviços 24 horas.

-Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram cancelados.

Agricultura:

-Todos os serviços paralisados.

Obras:

-Serviços paralisados.

Educação:

Aulas canceladas conforme decreto.

UAB 
-Oficina do Encceja de hoje (CANCELADA)
-Sobre o vestibular: só amanhã o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense deve se manifestar.

Transporte Universitário – Resposta da União Gramadense de Estudantes – UGE
– Considerando a ocorrência da greve nacional de caminhoneiros contra os aumentos de combustíveis e os constantes bloqueios e zelando pela proteção dos alunos, informamos que o transporte universitário estará com as atividades suspensas a partir desta quinta-feira (24) até segunda-feira (28), podendo ser antecipado ou prorrogado se assim for necessário. Assim que a Prefeitura de Gramado, que decretou hoje estado de calamidade pública, voltar as atividades, nós forneceremos atestado aos alunos que necessitarem.

Saúde:
-Postos funcionando, serviços limitados, sem garantia de médicos e servidores;
-Cancelamento da agenda dos médicos e reagendamento das consultas de sexta-feira (24) e segunda-feira (28);
-Urgência e emergência devem ser encaminhadas ao hospital;
-Força-tarefa de vacinação no sábado (26) na Linha Moreira e Caboclos CANCELADA;
-Carros somente para transporte de emergência, hemodiálise e consultas de Caxias e Porto Alegre.

Trânsito:
– Ônibus
Quinta-feira: Horários normais;
Sexta-feira: Horários de sábado;
Final de semana: Horários de domingo;
Segunda-feira: Horários de sábado;
Terça-feira: Horários de sábado.

*Se não houver reabastecimento até segunda-feira outras medidas serão tomadas e comunicadas.

Cultura:
-Cancelamento da pré-feira de sexta-feira (25) – EMEF Dr. Carlos Nelz – e segunda-feira (28) – EMEF Alberto Pasqualini, EMEF Maximiliano Hahn e EMEF Carlos Barbosa – com a autora Letícia Moeller. O evento “violão com café” que ocorreria na sexta-feira, no centro de cultura foi cancelado.

Administração:
-Nenhum serviço será paralisado ou cancelado. Porém, ficam suspensos os prazos processuais dos processos administrativos em tramitação.

Governança:
-Não serão realizadas as fiscalizações nas obras.

Esporte:

-Cancelado o projeto Movimenta Gramado na sexta-feira (25) nos bairros Floresta e Várzea Grande;
-Canceladas aulas dos projetos sociais;
-Evento jiu-jitsu (possivelmente será cancelado).