Secretaria do Meio Ambiente e Patram promovem fiscalização no Parque dos Pinheiros

0
690


A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o 2º Pelotão Ambiental de Canela (Patram) promoveram uma ação fiscalizatória conjunta na Unidade de Conservação do Parque Natural dos Pinheiros, em Gramado. A atividade aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 7, com a finalidade de monitorar possíveis práticas ilegais naquele território.

Deste modo, os profissionais puderam identificar pontos utilizados para o desenvolvimento de atos ilícitos – como acampamento, pesca e caça. Nas áreas com água, a equipe embarcada conferiu as margens de toda extensão da barragem a fim de reconhecer rastros de atividades humanas. Já na parte terrestre, a operação foi percorreu trilhas no interior da mata.

Com a ação foram identificados pesqueiros, acampamentos e uso de fogo na área do Parque dos Pinheiros (porém nenhum indivíduo foi encontrado). Desta forma, novas fiscalizações serão retomadas para coibir atividades que desacordem com os propósitos de conservação e proteção do ambiente natural.

Visitação
Por se tratar de uma Unidade de Conservação, o acesso ao Parque Natural Municipal dos Pinheiros somente é permitido com autorização da Secretaria do Meio Ambiente de Gramado. Ou seja: qualquer pessoa que fizer uso de acessos clandestinos para adentrar à área poderá ser responsabilizada de acordo com a Lei n.º 9.985/2000.

Além disso, todas as ações que resultem em dano à flora, à fauna e aos demais atributos naturais da unidade de conservação, bem como às suas instalações, estão sujeitas às penalizações reguladas por Lei.