Secretaria de Turismo triplica a realização de workshops

0
632
Equipe da Secretaria de Turismo realiza Workshops pelo País. Foto: Divulgação.


Com a realização dos workshops “Gramado o Ano Inteiro” (eventos para divulgar Gramado, capacitar agentes e operadores de viagens sobre o destino), a Secretaria de Turismo desenvolveu pesquisas que diagnosticaram os polos emissores com maior poder aquisitivo. A partir do resultado foi definido, nas reuniões do Conselho Municipal de Turismo, que seriam realizados 22 workshops durante o ano de 2019 (em 2018, foram oito workshops).

O formato dessas ações também foram objeto de análises e transformações consideradas importantes para o secretário de Turismo, José Carlos de Almeida, e a adjunta, Rosângela Potter.

“Atentos à performance perante o público-alvo dessas ações e aos resultados, foi que notamos a necessidade de modificação da forma de execução dos workshops. Assim, implementamos um novo modelo, que trata-se de uma mesa de negócios e que conta com a participação de empresas do trade turístico de Gramado”, explicou o secretário.

Até o presente momento, participaram dos workshops as empresas: Vento Sul, Turistur, Brocker Turismo, GlobalTur, Snowland, Linha Bella, Wyndham, Hotel Alpestre, Master Hotéis, Rede Laghetto, GJP, Hotel Recanto da Serra, Cristais de Gramado e a Companhia Aérea GOL.

Conforme dados comparativos da Secretaria de Turismo, no primeiro workshop (depois de José Carlos assumir a pasta), apenas uma empresa teria participado da ação. Nas últimas edições, oito empresas estiveram presentes e, ao longo do ano, a adesão, por parte do público-alvo (agentes e operadores de viagens), foi considerado acima do esperado.

Um exemplo apontado sobre isso é que, no evento realizado em São José do Rio Preto (SP), participaram em torno de 100 empresas, sendo que a ação aconteceu enquanto a seleção brasileira jogava com o time argentino, na semifinal da Copa América.

Outro caso que chamou a atenção, ainda segundo relato da Secretaria de Turismo, foi o workshop realizado na Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. Neste, às 8h, antes mesmo de ser servido o café da manhã, momento em que as apresentações de Gramado seriam feitas, o público presente já aproveitava para obter informações sobre Gramado e fechar de negócios.

O diretor comercial da Vento Sul Turismo, Cândido Borges, observou que: “Com o modelo de rodada de negócios, o evento fica mais organizado, destacando melhor o foco no destino Gramado, que é o objetivo. Nossa participação foi muito boa, pois estreitamos relações com os agentes de viagem e operadores participantes no mesmo, proporcionando assim, novos contatos e facilidade para novos negócios”.

No total, em 2019, já foram realizados 18 workshops no País. Até o final do ano, serão realizados mais eventos em Córdoba e Buenos Aires (Argentina) e Assunção (Paraguai).