Secretaria de Turismo realiza visita técnica em pontos atrativos de Gramado

0
164
Equipe na visita técnica em pontos turísticos. Foto: Lucas Brito.

O que fazer em Gramado em dias de chuva? Dicas de gastronomia? Localização e funcionamento dos atrativos oferecidos pela Região da Serra Gaúcha? Essas são algumas das dúvidas e questões que chegam diariamente nas Centros de Atendimento ao Turista (CAT).

Com intuito de atualizar as informações que são repassadas aos visitantes nas centrais, a Secretaria de Turismo está visitando, desde o dia 26 de agosto, os principais pontos turísticos da cidade.

“Realizamos visitas técnicas nos pontos turísticos de Gramado para melhor atender os turistas e os gramadenses. Sinto que a Central de Informações precisa de motivação. Pretendemos fazer essa atualização a cada três meses, pois nossa cidade é muito dinâmica”, destaca Cristiane Castilhos,
supervisora turística da Prefeitura.

Ainda segundo Cristiane, já foram visitados seis locais e a ideia é visitar outros, entre eles: Grupo Dream’s, Aldeia do Papai Noel, A Mina e Parque Tomasini, Centro Municipal de Cultura (Centro e Várzea); Gramado Zoo, Parque do Gaúcho, Geo Museu, Mundo do Chocolate (Lugano) e Reino do Chocolate (caracol), Museu do Perfume (Fragram), Museu do Festival de Cinema, Museu Medieval, Parque Mundo Encantado, Vinícolas Ravanello e Casa Seganfredo.

SERVIDORES
Durante a atividade, a equipe responsável pela orientação dos turistas relata aos servidores da Secretaria de Turismo a experiência do dia a dia em relação ao trabalho nos CATs.

O auxiliar de receptivo turístico, Fábio Gonçalves, que desempenha a função desde outubro de 2017, avalia os pontos positivos das visitações.

“Nos Cristais Gramado, tivemos detalhes dos produtos, na fábrica, e a receptividade foi muito boa lá. No Snowland foi muito interessante, assim como nas Olivas, que foi muito instrutivo. Além de conhecer a funcionalidade e os atrativos, gostei muito da interação da equipe com o pessoal que trabalha nos locais que visitamos e a troca de ideias com os colegas de trabalho”, relata Gonçalves.

Entre as principais dúvidas dos turistas, a que ganha em disparado é “o que fazer em Gramado?”.
A equipe que trabalha nos CATs constata que “os turistas querem atenção”.

De acordo com o auxiliar de receptivo turístico, Pedro Ehms, “é mais fácil recomendar algo que conhecemos ou experimentamos, como é o caso da gastronomia. Outra questão são os pontos gratuitos e os de menor valor”, diz.

Para a auxiliar de receptivo turístico, Mylenna Araujo, que está na equipe há menos tempo (entrou em junho deste ano), “foi importante visitar os locais e vivenciar algumas das experiências oferecidas aos turistas, pois assim poderemos auxiliando-os em sua escolha de visitação”.

“As pessoas perguntam muito sobre os pontos de fora de Gramado, mas que, em alguns casos, pensam que é da cidade, mas ficam em Canela (Cascata do Caracol, Alpen Park), Bento Gonçalves (Maria Fumaça)”, explica outro integrante da equipe do CAT, Tobias de Veiga Soares.

Já para estagiária de Turismo, Martina Barboza, as visitações serviram para esclarecer muitas dúvidas, além de dar mais artifícios para falar sobre os pontos turísticos.

OUTROS CANAIS
Mais informações no site oficial do Turismo de Gramado: www.gramadoinesquecivel.tur.br ou no App Gramado Inesquecível.

O aplicativo “Gramado Inesquecível”, o guia turístico oficial do Município, oferece informações sobre os atrativos turísticos, eventos, gastronomia, hotelaria, opções de roteiros, mapas, clima, serviços, telefones úteis, além de dicas em geral.

CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA (CAT)
CAT Centro – Avenida Borges de Medeiros, 1647, esquina com Avenida das Hortênsias. Fone (54)3286 1475; (domingo a domingo das 9h às 19h)
CAT Pórtico RS 115 – RS Via Taquara. Fone (54) 3286 8171; (domingo a domingo das 8h30 às 17h30)
CAT Pórtico RS 235 – RS Via Nova Petrópolis. Fone (54) 3286 2803. (domingo a domingo das 8h30 às 17h30)