Secretaria de Saúde compra dois respiradores para o Hospital de São Francisco de Paula

0
768
Respirador modelo IX5. Foto: Divulgação.


São Francisco de Paula acaba de adquirir dois respiradores por meio da Secretaria de Saúde e disponibilizá-los ao Hospital de São Francisco de Paula. O investimento de cerca de 140 mil reais foi realocado de outras áreas, como do Festival Gastronômico da Batata, evento gastronômico anual que ocorreria no começo de abril.

O Hospital agora conta com três respiradores no total, equipamento fundamental para tratamento de pacientes graves de coronavírus. “Respiradores são equipamentos caros e complexos. Uma das primeiras medidas que tomamos para lidar com a crise do coronavírus foi aportar recurso para a compra de mais equipamentos para o Hospital da cidade, que até o momento contava apenas com um respirador”, relembra o Prefeito Marcos Aguzzolli.

“Os novos respiradores são uma forma de resguardo. É importante que o Município tenha como receber corretamente um paciente com Covid-19 em estado grave, que necessite de cuidados emergenciais”, destaca o Secretario de Saúde Itamar de Leon.

De acordo com o protocolo Estadual de combate ao Coronavírus, o Hospital de São Francisco de Paula não será referência na região para pacientes com problemas respiratórios graves, que devem ser enviados para outros locais. A disponibilidade dos equipamentos, contudo, pode salvar vidas em casos emergenciais.

Até o momento, São Francisco de Paula monitora 23 pacientes e não possui nenhum caso confirmado da doença.

Como funciona um respirador?

Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões.