Secretaria da Saúde de Gramado informa medidas necessárias de prevenção ao Covid-19 em academias

0
1118
Foto: Internet.


A Secretaria da Saúde, juntamente da Vigilância Sanitária do município, divulgou nesta sexta-feira, dia 24, uma nota técnica com medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) em academias. O objetivo do documento é diminuir e eliminar riscos de contágio, devido à circulação de pessoas dentro desses ambientes.

A nota informa que estão autorizadas as aulas individuais, estilo personal trainer, e treinamentos individuais ou em duplas. Em contrapartida, fica proibida a realização de atividades em turmas, assim como oferecer serviços de condicionamento físico aos turistas. Também está proibido o funcionamento de academias de hotéis.

A capacidade de lotação deve ser de no máximo 20% do permitido em alvará de PPCI. O uso de toalhas ou semelhante é obrigatório para os alunos. Os equipamentos de atividade aeróbica, como esteiras e bicicletas, devem ter um distanciamento mínimo de cinco metros entre eles.

Idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco somente poderão realizar atividades físicas nestes ambientes se recomendados por atestado médico atualizado. Em relação aos funcionários, estes devem fazer escalas de trabalho, revezamento de turnos e de alterações de jornadas para que não ocorra aglomeração no ambiente.

A higienização do espaço é obrigatória a cada utilização e a cada três horas durante o horário de funcionamento do estabelecimento, sempre preferencialmente utilizando água sanitária ou produto adequado. A academia deve manter à disposição e em local de fácil acesso álcool gel 70% para os usuários e funcionários. Kit de higiene também deve ser disponibilizado nos banheiros, ofertando toalha de papel não reciclado.

As academias devem manter o local bem ventilado, sempre com janela externa aberta.

Para ver a nota técnica completa, acesse: https://www.gramado.rs.gov.br/storage/attachments/CDnDVntaT9nCyo1f6iTuNQpdkldLarDQfevHEWcL.pdf