Saúde bucal é uma das ações nas escolas de educação infantil

0
998
Foto: Márcio Cavalli


Os cuidados para uma boa escovação que evite cáries e extrações são trabalhados pela Secretaria de Saúde de Canela nas escolas infantis municipais da rede pública, incluindo as conveniadas. É uma das ações integrantes do Programa Saúde na Escola (PES), instituído pelo Ministério da Saúde e aplicado pelos poderes públicos dos municípios.

Na terça-feira (12), o dentista Carlos Gabriel Pacheco dos Santos, assessor técnico da Secretaria, foi à Escola Infantil Evaldo Port, no Centro. Com materiais, ele ensinou às crianças como fazer a escovação. Em seguida, ele as dividiu em pequenos grupos para avaliar como o procedimento é realizado pelos próprios pequenos, com a ajuda das professoras..

A Evaldo Port foi a segunda escola visitada pelo profissional. A primeira foi a Jardim das Hortênsias I, onde ele examinou 21 crianças e encaminhou seis delas às Unidades Básicas de Saúde próximas de sua residência. “A gente se surpreende, pois tem criança que nem em casa tem escova dental”, comenta Carlos Gabriel.

O maior objetivo dessa ação é incentivar que as crianças aprendam a fazer a higiene bucal não só na escola como em casa. Ocalendário de visitação do dentista envolve 12 escolas nas quais estão incluídas três da zona rural.