São Francisco de Paula tem novo Plano Municipal de Turismo

0
392
Foto: Larissa de Lima da Cruz

Para fazer frente à retomada do Turismo, um dos setores mais atingidos pela Pandemia, São Francisco de Paula tem um novo Plano Municipal de Turismo. O documento foi entregue ontem (10) pela consultora Ivane Fávero apresentando estratégias e metas a serem atingidas para auxiliar o setor durante o difícil momento que atinge cidades e destinos turísticos. 

O trabalho foi construído com a participação de conselheiros de Turismo, empresários e gestores, com financiamento do Sicredi e Sebrae, durante cinco encontros online no mês de junho. Coordenado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, o plano apresenta o destino turístico São Francisco de Paula, indicando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades no município, além de um Plano de Ações. 

“A sociedade civil teve papel importante neste desenvolvimento e junto com o poder público participou ativamente. Foram cerca de 130 pessoas. Quem não entrou nas videoconferências, mandou colaborações por e-mail, ligou.”, conta a turismóloga Vanessa Spindler, presidente do Conselho de Turismo e membro da secretaria, destacando a participação do Conselho de Cultura e também das associações Asturis São Chico e ACIS. 

Para o secretário municipal Rafael Castello Costa, o planejamento da retomada do Turismo em São Francisco de Paula é o mais importante no momento. 

“Estamos pensando na atividade turística de forma holística, com empreendedores, turistas e comunidade junto ao poder público para que possamos passar da melhor forma desta fase. Queremos poder alavancar o turismo seguro, consciente, de bem-estar, que traga experiência e seja adequado ao cenário econômico atual”, diz Rafael.

A partir de agora, as ações a serem desenvolvidas devem ser conhecidas  pela comunidade e validadas pelos poderes públicos, que poderão tornar medidas apontadas em Lei Municipal. Durante o trabalho de coleta de informações, houve destaque para o patrimônio natural riquíssimo e a população acolhedora da cidade, oferecendo boas condições para a formação de um destino com grande potencial para crescer em torno de um desenvolvimento sustentável por meio do turismo, e que deverá promover benefícios para toda população. 

 “Este é momento para trabalhar pelo setor do turismo que tanto vem sofrendo com a pandemia. E criar ações que visem uma retomada responsável”, diz Ivane.