Sala de Estar: confira as dicas para decorar pequenos espaços

0
717


Quem disse que pequenos espaços não podem ser organizados, charmosos e bem decorados?  Com espaços cada vez mais reduzidos, o desafio é pensar em ambientes funcionais, que atendam às necessidades dos moradores, levando em conta o conforto e o bem-estar.

Um dos ambientes favoritos de uma casa é a sala de estar. É nela que compartilhamos momentos com os amigos e família e ela também faz a função de sala de TV, por isso muitas pessoas tem dúvida de como decorar quando a sala de estar é pequena. Por esse motivo preparei algumas dicas para te ajudar e você arrasar na decoração da sua sala de estar.

O primeiro passo é medir todo o espaço e anote tudo que você quer fazer no ambiente. Após medir e planejar o lugar dos móveis, defina as cores que você vai usar. As cores mais claras e neutras geralmente são as preferidas na decoração da sala de estar, mas se você é daqueles que gostam de uma pitada de cor, saiba que pode usar sem medo elementos coloridos mesmo em pequenos espaços, basta combinar os tons mais escuros ou coloridos com cores mais claras. Os móveis com pouca profundidade são essenciais pois não ocupam muito espaço e liberam espaço para circulação. Opte por um rack e um painel de TV. Outra dica é usar pisos claros, pois trazem a sensação de amplitude para a sala. Os espelhos também são ótimos aliados, pois tem a função de ampliar os espaços além de embelezar o ambiente com elegância e sofisticação.

O sofá é um item de grande volume e deve ser escolhido com muito cuidado para as salas pequenas. Opte por modelos com braços mais estreitos, pois ocupam menos espaço. Cortinas e persianas podem ser usadas sem medo, pois trazem a sensação de aconchego. Prefira tecidos claros que tragam leveza ao ambiente. Um bom tapete é aquele que acolhe o sofá, procure deixar uns 20 cm de sobra para cada lado do sofá.  Invista em uma boa iluminação. Pontos de Led, lustres, abajures ou plafons, criando um jogo de luzes independentes posicionados de forma a tornar o ambiente iluminado e acolhedor. Um detalhe na parede como textura, papel de parede, parede de tijolinho entre tantas outras opções trazem personalidade à sua sala de estar.

Com essas dicas você vai poder aproveitar da melhor maneira a sua sala de estar.

Um beijo e até semana que vem !

Liliane