Saiba os serviços oferecidos pelo SINE

0
1056
O SINE em Gramado fica localizado na Av. das Hortênsias, 2040 sala 16. Foto: Lucas Brito.


A agência da FGTAS/SINE (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social / Sistema Nacional de Emprego) de Gramado atua através da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Serviços, na intermediação de mão de obra, emissão de documentos, captação de vagas no mercado de trabalho e encaminhamento de trabalhadores para as empresas.

Somente neste ano, foram realizados mais de mil atendimentos e 145 Carteiras de Trabalho foram emitidas. O diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, Sandro Markowski , e a auxiliar administrativo do SINE, Franciele Macedo, detalham o funcionamento do sistema e como o cidadão pode fazer para ter acesso aos serviços.

Qual principal objetivo do SINE?
O SINE é um programa do Ministério do Trabalho e emprego que tem como objetivo fazer a intermediação de mão de obra para o mercado formal de trabalho, encaminhar o benefício de seguro-desemprego e expedir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), através de suas agências espalhadas por todo o País.

Além de empregos, a FGTAS/SINE oferece outros serviços?
Além de empregos, a FGTAS/SINE oferece serviço de encaminhamento do benefício de seguro-desemprego, expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social e também presta serviços ao Programa Gaúcho de Artesanato.

Para retirar a Carteira de Artesão, o que é necessário?
Realizar teste de habilidade, elaborando uma peça artesanal por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases (iniciar e concluir), diante de funcionários da FGTAS. Após essa etapa é preciso apresentar uma foto 3×4 atualizada, cópia da Carteira de Identidade e CPF, cópia do comprovante de residencia e comprovante de pagamento de taxa (isentos acima de 60 anos).

Como o cidadão pode ter acesso a estes serviços?
O cidadão pode acessar os serviços de intermediação de mão de obra comparecendo a qualquer agência munido de CTPS ou através dos sites: www.fgtas.rs.gov.br ou trabalho.gov.br/servicos-do-ministerio

Existe uma média de atendimentos realizados no SINE em Gramado nos últimos anos? 
Em 2017 foram 8056 atendimentos, em 2018 foram 8308 e em 2019 até o mês de fevereiro foram realizados 1422.

Quais são as vagas abertas atualmente?
Atualmente as vagas disponíveis são: apontador de obras, empregado doméstico nos serviços gerais, jardineiro, motorista de caminhão, operador de bomba de concerto e vendedor externo.

Existe um agendamento eletrônico? Como funciona?
Sim. Existe o agendamento eletrônico para o seguro-desemprego. O cidadão interessado deve acessar o site www.fgtas.rs.gov.br, acessar a aba “serviços e informações”, “agendamento de seguro-desemprego”. Em seguida deve descer até o final da página e marcar a opção “concordo com os temos acima”, escolher a cidade de atendimento, preencher nome, CPF, telefone e salvar.

Quais são os documentos básicos para uma pessoa que deseja se cadastrar no SINE para concorrer à uma vaga de emprego?
Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Em relação a Carteira de Trabalho, qual a média de carteiras emitidas por mês?
Em 2018, a média foi de 85. Em 2019, até o dia 19 de fevereiro, a média está em 145 mensal.

SERVIÇO:
Agência FGTAS/SINE de Gramado
Av. das Hortênsias, 2040 sala 16
Telefone: (54) 3286.9532 / E-mail: gramado@fgtas.rs.gov.br
Horário: 8 às 12h e das 13 às 17h