Sabores de Canela traz inúmeras novidades

0
859
Sabores de Canela acontecerá até o dia 30 de setembro. Foto Cleiton Thiele/SerraPress


A canela é uma especiaria que vem da caneleira, uma árvore que chega a medir 15 metros de altura. De origem do Sri Lanka, ao sul da África, é obtida da parte interna do tronco. Esse tempero tão marcante é o que também dá nome à cidade. Por isso foi criado o Roteiro Gastronômico, que além de ter como ingrediente principal a especiaria, também é uma forma de homenagear o município. Os 18 estabelecimentos participantes do “9ª Sabores de Canela” servirão, durante todo o mês de setembro, pratos exclusivos com o toque especial do tempero.

A canela, além de um excelente condimento na cozinha, enriquecendo o sabor de qualquer prato, também tem suas propriedades medicinais reconhecidas desde a antiguidade, pois contém fibras, minerais, vitamina C, tiamina, niacina, mucilagem, ferro, potássio, sódio, ácidos, óleo essencial, taninos, baunilha, cálcio e fósforo, entre outros. Além disso, especialistas afirmam que seu uso reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora as taxas de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, e também dos triglicerídeos.

Mesmo que não soubéssemos de todos os benefícios que a canela traz, uma coisa é certa, quem prova uma delícia feita com o tempero, nunca mais quer deixar de experimentar este sabor. O mesmo se pode dizer de quem visita a cidade: jamais esquece e sempre volta. Canela, tanto a cidade como o tempero possuem essa característica: personalidade forte que envolve quem se aproxima.

O Coordenador do Sabores de Canela, sempre entusiasmado com este trabalho, Gino Bazzan, acredita que estes acontecimentos auxiliam no desenvolvimento qualificado da cidade.  E diz: “assim fomentamos a economia local, ampliamos a qualificação das pessoas e expandimos conhecimento”.  Ele cita como exemplo, o Jovem Chef “que é uma oportunidade ímpar para que estes adolescentes de hoje sejam os grandes profissionais do futuro, e isto não tem preço e sim valor”.

Nesta edição do Sabores de Canela, além do já consagrado roteiro gastronômico, o evento vai encantar os apreciadores da boa culinária, já que haverá também uma série de cursos de capacitação e oficinas, atrações culturais e artísticas e um concurso culinário.

O presidente da ACIC, Alexandre Dapper, diz “me sinto honrado por ter na minha trajetória a participação no Sabores de Canela. Nesta edição percebe-se que estamos consolidando um trabalho feito a muitas mãos. O Sabores, como carinhosamente chamamos, além de agregar valor aos estabelecimentos participantes eleva ainda mais o nome da cidade trazendo uma movimentação em torno da Gastronomia que a cada ano está melhor”.

Confira algumas das principais atrações da programação:

Petit Sabores de Canela

Dentro do Sabores de Canela haverá diversos eventos  entre eles está o Petit Sabores de Canela. Um miniprato será preparado pelos participantes do Roteiro Gastronômico. Eles terão a oportunidade de comercializar os pratos preparados para o Sabores de Canela nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na Praça João Corrêa, onde haverá uma vasta programação cultural. Os restaurantes adaptarão o prato original a uma pequena porção nestes dias. O valor de comercialização do prato no Petit Sabores de Canela será de R$ 22,00 (vinte e dois reais) para o prato salgado e R$ 13,00 (treze reais) para o prato doce. Nos demais dias, de 1º a 30 de setembro, continua o roteiro gastronômico dentro dos restaurantes.

Concurso Jovem Chef Sabores de Canela

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) buscam a aproximação da comunidade por meio do aprendizado. O concurso Jovem Chef, que ocorrerá no dia 15 de setembro, traz a oportunidade para jovens usarem a criatividade utilizando um ingrediente que nomeia sua cidade. A canela é uma especiaria rica em sabores e aroma e será a estrela principal dos pratos produzidos pelos futuros chefs da região.

O objetivo do concurso é incentivar o “gosto” pela área gastronômica, estimulando os jovens a serem futuros profissionais e empresários na área da gastronomia, culminando com a seleção de uma receita, doce ou salgada, que melhor valorizar o ingrediente – canela, na elaboração do prato.  Além disso diversas capacitações acontecerão durante o mês.

Capacitações:

Curso: Boas Práticas de Fabricação para Indústrias e Serviços de Alimentação – 9ª edição do Sabores de Canela – Parceria ACIC

Palestra: Conversando sobre os Benefícios da Especiaria Canela para a Saúde – 9ª edição do Sabores de Canela – Parceria ACIC

Curso:Técnicas de Corte e Cocção de Carne Bovina   – 9ª edição do Sabores de Canela – Parceria ACIC

Experiência Gastronômica:Geleias e Compotas Artesanais  – 9ª edição do Sabores de Canela – Parceria ACIC

Pré- Programação do 2º Petit Sabores de Canela- Praça João Corrêa

28/09 – (sexta-feira)

19h – Solenidade de abertura

19h30min – Lucas Araújo

20h –  Garotos da Rua

21h – Nitrovoid

29/09 – (sábado)

11h30min- Start Flash

12h – Frizon Brothers

12h30min – Oficina Gastronômica – Brownie de Batata Doce com Chantili de Canela

13h15min – Tri Beatles

14h30min – Na Capa da Gaita Blues Banda

15h45min – Los Marias

16h – Oficina Gastronômica – Pão de Canela com Geleia de Damasco

17 –  Os Lazies

18h – TaxBand

19h30min – Os Trabalhistas

21h – Star Beatles ( Buenos Aires/Argentina)

30/09 – (domingo)

11h30min – Alpha Rock

12h30min – Oficina Gastronômica – Brigadeiro de Capuccino e Canela

12h45min – AppleBeats

14h – Dezert Sons

15h15min – Hungarian Factory

16h – Sogro Inglês

16h – Oficina Gastronômica – Risoto de Peras com Ragu Campeiro e Canela

17h15min – BeFour

18h30min – Nelson & Os Besouros +participação especial de Rafael Malenotti

(Acústicos e Valvulados)