Sábado em Gramado com feira de produtos coloniais e orgânicos

0
1233
Foto Cleiton Thiele/SerraPress.


Todos os sábados, desde as primeiras horas do dia, dezenas de agricultores trocam as lavouras na área rural por algumas horas no Centro da cidade e no bairro Várzea Grande. No Terminal Rodoviário da Várzea Grande, das 7h30 às 10h30, agroindústrias legalizadas comercializam pães, cucas, embutidos, verduras, hortaliças, legumes, frutos, ovos, além de queijo, doce de leite e iogurte natural.

Já no coração de Gramado, na Praça das Etnias, ao lado da Estação Rodoviária, a feira começa ainda mais cedo, às 6h e se estende até às 11. No local, ocorre uma feira de produtos orgânicos e coloniais. Com itens selecionados pelos agricultores, são ofertados embutidos, ovos, verduras, hortaliças, frutos deliciosos e cogumelos.

Ainda na Praça das Etnias, estão instalados os fornos. Com atendimento de sexta a segunda, das 8h às 18h, a população e os visitantes podem apreciar a tradição de nossos colonos através de pães de milho, aipim, integral, sovado, pão de linguiça, pão de queijo e pão misto, além de cucas de fruta, cucas recheadas e mini cucas. Também são comercializados biscoitos coloniais e apfelstrudel.

São 179 associados em 104 famílias do interior de Gramado, um verdadeiro espetáculo de panificação e o resultado uma deliciosa variedade de produtos. O cheiro é inconfundível. Em forma de rodízio, famílias de Gramado vem trazer suas iguarias típicas, sejam descendentes de alemães, italianos ou portugueses. É uma forma do colono completar sua renda familiar e ainda espalhar seus costumes para a cidade e os turistas que vem à Gramado.

Já na Casa do Colono que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia. No local são comercializados queijos, salames, geleia, sucos, biscoitos, sucos, vinhos coloniais, mel, cervejas artesanais, ovos, conservas, massas, entre outros produtos da nossa farta agroindústria familiar. Tudo é produzido nas agroindústrias do município, o verdadeiro sabor do Interior de Gramado.

Para quem ainda quer garantir uma lembrança de Gramado, pode fazer suas comprinhas no artesanato que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados, das 13h às 19h e aos domingos das 9h30 às 19h, sem fechar ao meio-dia.