Miguel Tissot liberada para trânsito nos dois sentidos

0
3157
Trânsito nos dois sentidos da via foi autorizado quatro anos após intervenção judicial. (Fotos Bruna Campos/Divulgação)


Quatro anos depois de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público (MP) contra o Município de Gramado, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que resultou no trancamento da via no sentido da Várzea Grande à RS 115 (em 2017), a Rua Miguel Tissot teve o trânsito totalmente liberada nesta quinta-feira, 25.

A abertura da via se deu após o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e o Procurador Geral do Município, João Gilberto Barcellos, terem ido ao Fórum de Gramado, receber a liberação judicial através do despacho da juíza substituta da 2° Vara Judicial, Simone Chalela.

“A desobstrução dessa via constitui uma vitória ímpar para quem estava com esse prejuízo. Gramado tem um problema de mobilidade que a gente aos poucos está dissolvendo. Uma das formas de nós vencermos essa demanda é criarmos vias de acesso. Por isso estamos aqui, após finalmente ter conseguido a desobstrução, que foi obtida de forma judicial através do trabalho da Procuradoria do Município em parceria com a Secretaria do Trânsito”, afirmou o prefeito.

O projeto da obra foi apresentado pela Prefeitura e a execução e fiscalização dos serviços couberam à EGR (investimento de R$ 1.028 milhão). Com a liberação da via, nos dois sentidos, os motoristas podem tanto se deslocar da RS 115 (altura do Bairro Três Pinheiros) para a Várzea Grande, como fazer o trajeto inverso.

Segundo avaliação do secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz Quevedo, o restabelecimento da circulação, nos dois sentidos, vai desafogar o trânsito na Avenida 1º de Maio e no trevo de acesso à RS 115. Para ele, agora, o importante é dirigir com cuidado na Miguel Tissot.

“A via é estreita e sinuosa. Recompomos a sinalização, em parte destruída por atos de vandalismo. Ainda assim, orientamos os motoristas a manter muita atenção no trânsito”, disse.

HISTÓRICO DA RUA MIGUEL TISSOT

O asfaltamento da Rua Miguel Tissot (realizado em 2013) resultou em modificações no acesso à RS 115 (no Bairro Três Pinheiros).

As alterações, na época, contrariaram as normas legais previstas em manual do DAER para construção de acessos a rodovias estaduais e federais delegadas, provocando a ação do MP.

Agora, a conclusão da obra da EGR na RS 115 facilitará o trânsito de veículos em regiões como da Várzea Grande, Serra Grande e Santa Maria do Herval.

Prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) foi ao Fórum receber a autorização judicial para desobstrução da Miguel Tissot.

Prefeito Fedoca e secretário de Trânsito, Luiz de Sá Quevedo liberarm o tráfego na via pessoalmente.