Rua da Cooperação movimenta Nova Petrópolis para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo

0
847
Nesta 6ª edição da Rua da Cooperação, a programação se inicia às 10 horas, no sábado e no domingo. Foto: Mauro Stoffel.


Neste final de semana, dias 6 e 7 de julho, Nova Petrópolis, a Capital Nacional do Cooperativismo, realiza mais uma edição da Rua da Cooperação. Serão dois dias de programação, com diversas atividades cooperativas, recreativas, musicais, lúdicas e gastronômicas para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e realçar os diferenciais proporcionados pela cooperação.

O evento, organizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio das cooperativas Sicredi Pioneira RS e Piá, terá shows e ações gratuitas e é aberto a toda a comunidade. Todas as atividades serão realizadas na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, no centro da cidade. A iniciativa também integra as atividades do Dia C – Dia de Cooperar, que consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas em diferentes estados brasileiros.

“Falar da Rua da Cooperação me entusiasma, porque é falar de Cooperativismo, que cada vez mais está fazendo a diferença e abrangendo um número maior de participantes dessa caminhada no mundo todo. E falar de Cooperativismo é algo que humaniza, que fortalece, que nos torna mais iguais. Esta sexta edição da Rua da Cooperação contará com momentos para a valorização e entendimento do sentido e diferenciais que oportuniza a cooperação”, destaca o presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Mário José Konzen.

Nesta 6ª edição da Rua da Cooperação, a programação se inicia às 10 horas, no sábado e no domingo. Haverá shows gratuitos com Acústico Folks, Acústico Preto & Branco, Tomy Wartha, DizRock, Menegallas, Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana, Eletro Sax e Serginho Moah.

A Rua da Cooperação contará ainda com brinquedos, atividades recreativas e de leitura, exposição e comercialização de orquídeas, chimarródromo, aula de zumba e fit dance. 

O Espaço Reação Bike e Sports oferecerá aluguel de bicicletas em troca de um quilo de alimento.

Também haverá ponto para arrecadação de ração para animais atendidos pela Associação Focinho Amigo.

A Rua da Cooperação contará com um espaço de gastronomia com food trucks e cervejarias.

Cooperativas Escolares

Outra atividade da Rua da Cooperação será a Feira das Cooperativas Escolares, na qual os jovens mostrarão os objetos de aprendizagem confeccionados por eles em suas cooperativas. No projeto Cooperativas Escolares, jovens de escolas da região têm a oportunidade de realizar todo o processo de planejamento e fundação de uma cooperativa. O principal objetivo da cooperativa escolar é formar futuros gestores e líderes de comunidade, mas, acima de tudo, contribuir no desenvolvimento de cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo e do associativismo.

Participam da Feira das Cooperativas Escolares na Rua da Cooperação, as seguintes Cooperativas: Cooebompa, Cooebompa Júnior, Coopergaedicke, Cooperotto, Cooeamstad e Cooperbeck.

Programação musical
Entre ações sociais, atividades de esporte e lazer, a Rua da Cooperação vai proporcionar shows de músicos e grupos locais e do cantor Serginho Moah, agora em carreira solo.

Moah sobe ao palco da Rua Coberta no sábado, dia 6 de julho, às 20h30, e vai mostrar as músicas de seu primeiro EP além de grandes sucessos como ‘Eu Sei’, ‘Lua Cheia’, ‘Vem Pra Cá’, ‘Esperando por Você’ e ‘Muito Estranho’.

Confira os horários das apresentações:

6 de julho – sábado

11h às 12h – Acústico Folks

13h às 14h – Aula de Zumba e  Fit Dance

14h às 15h30 – Acústico Preto & Branco

16h às 17h30 – DizRock

18h às 19h30 – Tommy Wartha

20h30 às 22h – Serginho Moah

* Das 10h às 18h todas as demais atividades ocorrem simultaneamente

7 de julho – domingo

11h às 12h30 – Grupo de Cultura Nativa Alma Serrana

13h às 14h30 – Menegallas

14h30 às 16h – Eletrosax

16h30 às 18h – Acústico Folks

* Das 10h às 18h todas as demais atividades ocorrem simultaneamente

SERVIÇO

O quê: Rua da Cooperação

Data: sábado e domingo – 06 e 07 de julho de 2019

Onde: Rua Coberta – Praça das Flores – Centro de Nova Petrópolis (RS)

Horário: a partir das 10h

Saiba mais

Dia C – Dia Cooperar

Objetivo desta ação – O Dia C tem o objetivo de promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e empregados das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades e tornando essas iniciativas numa prática continuada do sistema cooperativista brasileiro.

Qual o motivo da escolha desta data – Trata-se da data quando se comemora, também, o Dia Internacional do Cooperativismo. A ideia de se instituir o primeiro sábado de julho também como o Dia C tem a intenção de fomentar o voluntariado cooperativo, um valioso aliado para as cooperativas que percebem a importância das boas relações com as comunidades do seu entorno, como diferencial competitivo para os seus negócios, realizando ações sociais comunitárias que fortalecem sua imagem e reputação. O voluntariado cooperativo se dá por meio de um conjunto de atividades realizadas a partir do ambiente cooperativo, incentivando e apoiando seus cooperados, empregados e familiares a aderir e participar de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e o bem-estar das pessoas. Fonte: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/dia-c