Roteiro do Pinhão termina neste final de semana

0
423
Bolo de Pinhão. Foto: Josiele Silva.


O Roteiro do Pinhão veio para ficar. Quem passou por São Francisco de Paula no último mês não conseguiu ficar alheio aos banners que divulgavam o inédito Roteiro do Pinhão. Com 13 restaurantes que apresentaram 13 pratos à base de pinhão, passando pela comida mais sofisticada, pela tradicional e inclusive pelos lanches, o evento reinventou a tradicional Festa do Pinhão, que não ocorreu neste ano por conta da pandemia. O evento segue até o próximo domingo (11) e promete deixar um gostinho de quero mais. 

A Secretaria de Turismo já planeja novos roteiros gastronômicos na cidade, como o do queijo e o do cogumelo, por exemplo. O Secretário de Turismo Rafael Castello Costa destaca o sucesso da edição do pinhão. “Estamos muito felizes e gratos com a recepção que o Roteiro do Pinhão recebeu na região. Somos a terra do pinhão e a cidade que popularizou pratos à base da semente. Por aqui é muito tradicional o churrasco de pinhão e a paçoca de pinhão, por exemplo. Queríamos levar essa experiência legítima para o turista e acredito que fomos muito assertivos na escolha”, afirma. 

Até domingo é possível experimentar receitas que passam pelo tradicional churrasco de pinhão em duas versões, pela paçoca de pinhão, bolinho frito, pizza, xis, taco (comida tradicional mexicana) e bolo, além de outras receitas inusitadas. Os valores começam em 4 reais (bolinho frito de pinhão – Feira do Produtor) e chegam a 90 reais (escalope com molho de pinhão para duas pessoas – Castelli Restaurante).

Quem também participa do evento é o Parador Hampel, com o Restaurante Ana Terra, que sob o comando do badalado chef Marcos Livi traz o tradicional churrasco de pinhão em uma versão moderna. O chef é famoso por trabalhar com a cozinha dos Campos de Cima as Serra e usar, já no cardápio fixo do restaurante, ingredientes tipicamente serranos como o queijo serrano, o charque e o próprio pinhão.

O Chef destaca que o pinhão está enraizado na cultura do povo serrano. “Quando o inverno chega e já se consegue enxergar a fumaça do fogão a lenha saindo pelas chaminés das casas de madeira, pode-se ter a certeza que ali há pinhão. Seja sapecado, cozinho, no pão, no entrevero ou na paçoca de pinhão, ele está presente. Faz parte do dia-a-dia do povo serrano, da história daqueles que vivem nos Campos de Cima da Serra. O Roteiro do Pinhão é a essência da nossa cozinha, uma cozinha fruto de um bioma quase extinto. Fruto da araucária”, relembra.

Confira os restaurantes participantes:

Churrasco de Pinhão | Parador Hampel

Escalopes ao molho de Pinhão | Castelli Restaurante

Risoto de Pinhão com funghi | Marcela’s Café & Bistrô

La Guapa | Lírio Café

Salgado feito com massa fininha e amanteigada, recheada com pinhão, alho poró da horta, queijo serrano e provolone.

Entrevero de Pinhão | Doce Café

O Entrevero de Pinhão é um prato típico serrano à base de pinhão, linguiça e carnes vermelha, suína e de frango, temperado com pimentões amarelo, vermelho e verde, alho, cebola e cheiro verde.

Bolinho Frito de Pinhão | Feira do Produtor

Bolo de Pinhão | Big Pão

Churrasco de Pinhão | Buenas Hamburgueria

Blend de carne Bovina, suína e pinhão moído com temperos, servido com farofa e batata rústica

Waffle de Pinhão | Café São Bernardo

Xis de Pinhão | Xis da Dona Laura

Paçoca de Pinhão com Charque | CTG Rodeio Serrano

La pizza de cerdo | Ai ki fome

Uma pizza sem massa, com carne especial de porco, com molho de tomate, mussarela, provolone, cebola, azeitona, paçoca de pinhão, azeitona e orégano. Assada na brasa

Tacos Recheados com Paçoca de Pinhão | Taylor’s Pub

Duas tortillas de milho fritas em formato de concha recheadas com paçoca de pinhão, salsa mexicana e alface, acompanhadas de arroz mexicano.