Roteiro do Pinhão supera expectativas e movimenta cenário gastronômico nos Campos de Cima da Serra

0
336


O último domingo (11) foi o último para aqueles que queriam curtir o Roteiro do Pinhão, em São Francisco de Paula. O novo formato substituiu a tradicional Festa do Pinhão, neste ano de pandemia. O Roteiro passou por 13 dos principais restaurantes da cidade que ofereceram receitas inéditas à base de pinhão, passando pelas mais tradicionais, como o churrasco de pinhão às mais inusitadas, como o bolo de pinhão. No total, mais de 2000 pratos do Roteiro foram servidos entre 11 de junho e 11 de julho.

Ramiro Rombaldi, proprietário do Taylor`s Pub, tradicional pub da cidade que apresentou uma mistura entre texmex e comida dos Campos de Cima da Serra com o Taco Recheado de Paçoca de Pinhão, demonstra que o balanço final foi muito positivo nesse primeiro ano de Roteiro do Pinhão, superando as expectativas. “Foi uma mobilização muito produtiva entre setor público e setor privado. Os 13 restaurantes participantes acabaram ajudando a promover o turismo em São Francisco de Paula, e a promover os nossos próprios negócios. Com a divulgação extra nas redes sociais e em jornais, o nosso faturamento acabou aumentando, não somente com a compra do prato do Roteiro, mas com o resto do consumo no pub”, destaca. Gonzaga já aguarda com ansiedade novos roteiros gastronômicos na cidade, o da batata por exemplo, como forma de manter o turista circulando dentro dos bares e restaurantes.

O Secretário de Turismo Rafael Castello Costa também fecha o balanço do evento com saldo positivo e já planeja novas opções de roteiros gastronômicos para o próximo ano. “A recepção tanto dos turistas como a dos donos dos restaurantes participantes tem sido maravilhosa e bastante gratificante. Fechamos em mais de 2000 pratos vendidos e, em um ano em que infelizmente não conseguimos executar a Festa do Pinhão, esse é um número bastante representativo. A Feira do Produtor Rural, por exemplo, vendeu quase mil unidades de bolinho de pinhão, de forma inédita”. Costa também acredita que esse seja um modelo que vai continuar existindo de forma mais continua em São Francisco de Paula, mas com outros ingredientes como o queijo serrano e o cogumelo.

Os restaurantes pretendem manter os pratos à base de pinhão enquanto durarem os estoques, então fica ligado nessa tua última chance de curtir o gostinho do Roteiro do Pinhão.