Reunião entre profissionais da saúde avalia cenário de enfrentamento ao Coronavírus

0
676

Integrantes da Secretaria Municipal da saúde, da Vigilância em Saúde, da Atenção Básica de Gramado e do Hospital Arcanjo São Miguel se reuniram na terça-feira, dia 30. A proposta do encontro foi a avaliação do atual cenário de enfrentamento ao Coronavírus, o aumento do número de casos, as medidas de contenção e as próximas etapas do plano de contingenciamento do município de Gramado.

O foco permanece no tratamento precoce das síndromes gripais e no monitoramento de casos de isolamento domiciliar e contactantes – além do reforço das orientações das medidas de prevenção, como o uso de máscaras, o distanciamento, a lavagem de mãos e a não aglomeração.

A estratégia, de acordo com os integrantes da reunião, sempre foi focada nos serviços de atendimento ambulatorial, postos de saúde, Estratégias da Saúde da Família, ambulatório de atendimento gripal (ao lado do Posto de Saúde do Centro), pronto-atendimentos de convênios, consultórios médicos e centro de triagem do hospital.

A parte hospitalar segue reforçada com o Hospital São Miguel, com a unidade de internação clínica Covid-19, a UTI tradicional, a sala crítica, a UTI Covid-19 temporária, o berçário crítico, e outras unidades do hospital já definidas para casos específicos em fases mais avançadas, caso ocorra.

Os serviços de saúde do município estão integrados e orientam para o reforço das medidas de proteção por parte da população. Se uma pessoa da comunidade possui sintomas gripais, deve procurar um serviço de saúde o mais breve possível e iniciar o tratamento precoce. Se o funcionário de uma empresa apresentar sintomas gripais, deve ser identificado e orientado para isolamento domiciliar. Clientes de estabelecimentos também devem ser guiados sobre normas e cuidados. E caso a pessoa tenha orientação de isolamento domiciliar, deve cumprir com disciplina.