Representante da AMSERRA participará da CONAE em novembro

0
1423
Em Porto Alegre, os delegados escolhidos pela rede municipal de ensino foram os professores Carlos Vinicius Baraldi, Amanda Menger, Daniela Burgie e Jéssica Haack. Foto: Divulgação.


Nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a Associação dos Municípios da Serra (AMSERRA) estará representada pelo servidor da Secretaria da Educação de Gramado, o professor Carlos Vinicius Baraldi, na etapa nacional da Conferência Nacional de Educação (CONAE), em Brasília. A escolha dos delegados que representam o estado do Rio Grande do Sul ocorreu na última segunda-feira (1) durante a etapa estadual, em Porto Alegre.

A 1ª etapa ocorreu nos municípios brasileiros no decorrer do 1º semestre/2018, sendo que em Gramado aconteceu no final de abril, quando todas as 27 escolas tiveram representadas em um grande debate envolvendo importantes questionamentos acerca da melhoria da educação no país, desde a Educação Básica até o Ensino superior. Foram questões relacionadas à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), passando por outros importantes temas como, por exemplo, a valorização dos servidores, matrícula e permanência do aluno na escola, e a administração de investimentos financeiros na área. Em Porto Alegre, os delegados escolhidos pela rede municipal de ensino foram os professores Carlos Vinicius Baraldi, Amanda Menger, Daniela Burgie e Jéssica Haack.

O evento, através da participação dos profissionais, das mais diferentes especializações do Estado, explanou sobre temas que abrangem os oito eixos integrantes do texto original da CONAE. Gestão democrática, educação e diversidade, qualidade na educação, valorização dos profissionais da educação, tecnologia e inovação foram assuntos debatidos entre os conferencistas.

“O momento principal da conferência foi a leitura do documento oficial, o qual é composto por 320 itens que abarcam as contribuições dos municípios gaúchos. Tal documento precisava passar por aprovação através de votação dos delegados presentes para então ser enviado ao Fórum Nacional de Educação (FNE) para a realização da etapa nacional. Todavia, tendo em vista o atraso na leitura e votação do texto, a comissão organizadora, optou por manter a votação dos itens através de voto online, opção esta que em breve será disponibilizada aos delegados”, explicou o delegado Carlos Vinicius.

A Secretária da Educação de Gramado, Gilça Silva, disse que a pasta fechou com chave de ouro as ações de setembro, tendo um dos seus delegados municipais, professor e supervisor das Escolas de Educação Infantil do município representando todos as cidades da AMSERRA na etapa nacional. “Bons frutos para a educação da nossa região!”.